Enem 2016 - Redação nota 1000: veja dicas sobre competências 1 e 2


Milhares de estudantes sonham em fazer uma Redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). Porém, durante o processo de aprendizagem, os candidatos nem sempre se preocupam em dominar as cinco competências pelas quais os textos são avaliados pela  banca de correção, o que torna ainda mais difícil alcançar esse objetivo.

Para auxiliar os estudantes que farão o Enem 2016, a FOLHA DIRIGIDA Oline apresenta o segundo vídeo da série especial sobre as competências avaliadas na redação da prova nacional. No primeiro, o professor Mario Fumanga, do Colégio e Curso SEI, explicou, de maneira geral, os aspectos que envolvem a atribuição da nota para o texto (veja o vídeo abaixo).
 
 
No vídeo desta semana, o professor fala especificamente sobre a competência 1 (Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) e a competência 2 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo). O objetivo é mostrar aos inscritos como evitar erros e se sair bem nestes dois aspectos.

Enem 2016: professor cita tópicos que exigem mais cuidado na competência 1 da Redação

De acordo com o professor, não existe banca no Brasil que não aborde a competência 1 a partir de uma análise cuidadosa do conhecimento da gramática e da sintaxe, por parte do inscrito. Para Mario Fumanga, além de itens como acentuação e pontuação, os tópicos adequação e colocação vocabular são os dois itens mais espinhosos, que fazem os participantes perderem muitos pontos.

"Eles suscitam uma sensibilidade importante da parte de quem corrige e de quem escreve. As duas referências normalmente são uma consequência do processo de leitura que se avoluma com o tempo. O mesmo cuidado deve existir com termos técnicos na hora de redigir a Redação", explicou o professor Mário Fumanga.

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O candidato também deve ficar atento à competência 2, que exige compreensão do aluno e aplicação dos conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Estruturas como narração, descrição e dissertação são complementares, porém, distintas. Na dissertação, por exemplo, apresentamos teses seguidas de argumentos que a comprovem.

"Em um processo de produção de uma dissertação, temos que fazer com que ideias venham a demonstrar um ponto de vista assumido na introdução. Não raro no Enem, voltamos à introdução na proposta de intervenção. De uma certa maneira seria difícil separar as competências 1 e 2", finalizou o professor Mario Fumanga, que, no segundo vídeo da série especial da FOLHA DIRIGIDA Online para uma Redação nota 1000, deu dicas sobre como os participantes podem ter um bom desempenho nas competências 1 e 2, avaliadas pela banca de correção.

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