Enem também serve para certificar ensino médio


Além de selecionar para universidades de todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também funciona como prova de certificação para quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio. Por isso, candidatos que participaram do exame e que obtiveram nota mínima de 400 pontos em cada área do conhecimento, e 500 pontos na redação, podem já solicitar o documento.

O pedido deve ser feito na Secretaria Estadual de Educação ou no instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado pelo candidato na inscrição do Enem. Na ocasião será necessário apresentar o CPF e o número de inscrição do Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) 250 instituições estão habilitadas a realizar este serviço, presentes em 26 estados e também no Distrito Federal. A listagem completa pode ser conferida nesta página.

O certificado é destinado somente a pessoas que não concluiram o ensino médio em idade apropriada, aos que estão fora do sistema escolar regular e aos privados de liberdade. Sendo assim, não é necessário comprovar frequência escolar.

As notas da ´prova do Enem também podem ser utilizadas como declaração de proficiência nas áreas de conhecimento nas quais os participantes tiveram nota mínima para certificação. Essas notas podem ser usadas em cursos supletivos.

O Enem é utilizado como meio de certificação desde 2009. Desde este ano ele substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o nível médio no Brasil.
 

Por: Juliana - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações