Pós-graduação é diferencial em tempos de crise


Em momentos de crise, o mercado de trabalho tende a ficar mais competitivo. Para se destacar profissionalmente é importante se especializar cada vez mais na área em que atua ou, até mesmo, buscar novos conhecimentos em outras áreas. Diante do problemático cenário financeiro do país, que culmina na escassez de oportunidades de trabalho, investir em um curso de especialização se torna um diferencial em meio a tantas dificuldades.

Veja também
Pós-graduação também é meio de criar network

Ter uma pós-graduação proporciona diversas vantagens para professores
EAD ganha espaço também nos cursos de educação profissional
Com uso da EAD, educação profissional alia teoria e prática

Educação a distância exige maior comprometimento, diz especialista

De acordo com especialistas, é importante as pessoas se prepararem para a retomada da economia. Por isso, o conselho é procurar por cursos de pós-graduação, seja nas categorias mais acadêmicas, como mestrado e doutorado, ou nas categorias que envolvem atividades mais práticas da profissão, como a especialização e o MBA.

"Com a crise econômica do país, atualizar os conhecimentos e investir em uma formação continuada, mais especializada, pode trazer aos profissionais benefícios no curto prazo. Quem deseja liderar e se destacar em sua área de atuação precisa investir em uma pós-graduação", orienta Andrea Aguiar, coordenadora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Carioca (UniCarioca), ressaltando que a educação continuada é considerada uma exigência do mercado profissional."

Profissional especializado é visto com bons olhos pelo mercado


Para o coordenador do Laboratório de Pesquisa da UniCarioca, Jalme Pereira, um título de especialista traz o profissional para um patamar privilegiado no mercado. "É uma oportunidade de se destacar, pois ainda são as poucas pessoas com títulos de especialista. Isso significa que se tem poucos, há mais oportunidades. O grande segredo para esse momento é fazer mais que os outros, ter mais conhecimento que os outros, porque isso tudo amplia a competitividade."

Segundo o diretor de ensino superior da Escola Nacional de Seguros, Mario Pinto, um curso de pós-graduação tem diversas inserções na vida de uma pessoa, seja na área técnica ou jurídica. A importância de se atualizar na área de atuação ou, até mesmo, usar a especialização com o objetivo de se voltar para novas áreas do mercado é visto com bons olhos pelo gestor.

"A pessoa precisa se atualizar na área em que atua porque o mercado tem uma dinâmica muito intensa. Uma pós tem essa característica de atualização, mesmo para o profissional que é um expert. Outra questão é quando se quer ampliar seu leque de opções e se aproximar de outras áreas nas quais o profissional não tem uma expertise muito grande."

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações