Reta final para isenção de taxa no vestibular da Uerj


Termina nesta sexta-feira, 14, o prazo para candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2015. Para fazer o pedido, o interessado deverá comprovar sua condição de carência socioeconômica e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

Para realizar a solicitação, é preciso preencher o requerimento de isenção na página do vestibular Estadual 2015, na internet. O passo seguinte é enviar o requerimento preenchido e a documentação comprobatória, pelos  Correios, na modalidade carta registrada, até a próxima segunda-feira, 17. O material deve ser endereçado ao Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do  Rio de Janeiro (Dsea/Uerj).

Para concorrer a isenção, é necessário que os candidatos comprovem renda bruta média mensal, por pessoa da família, menor ou igual a R$1.017. Será necessário enviar cópias dos documentos que comprovem a conclusão ou o andamento do curso de último ano do ensino médio, da identificação pessoal e da renda de todas as pessoas que residam no domicílio do candidato, entre outras. Informações sobre documentação e procedimentos podem ser consultadas no edital, disponível na FOLHA DIRIGIDA Online.

A lista de beneficiados pela isenção será divulgada em 8 de abril. Neste mesmo dia, também iniciam-se as inscrições para o vestibular Estadual, que vão até o dia 28 de abril. A taxa de inscrição será de R$49. O edital para o processo seletivo está previsto para ser divulgado até o próximo dia 31.

As datas para as solicitações de isenção para o 2º Exame de Qualificação também foram divulgadas mediante calendário anexado em edital. Os requerimentos poderão ser feitos entre 21 e 23 de maio, com recebimento de documentos até o dia 26. Os beneficiados deste serão conhecidos em 2 de julho.

O Vestibular Estadual 2015 será composto de duas partes. A etapa inicial é formada pelo 1º e 2º exames de qualificação; A fase final é um exame discursivo. Os participantes podem fazer fazer apenas um dos Exames de Qualificação ou as enfrentar as duas edições da prova e aproveitar a melhor nota para a etapa discursiva. Já a fase final é composta por três provas discursivas abrangendo Língua Portuguesa Instrumental com Redação, para todos os candidatos, e duas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida. Candidatos que não obtenham o mínimo total de pontos são eliminados.

Na etapa discursiva de 2014, realizaram o exame 43.791 candidatos. O vestibular selecionou para vagas em cursos de ensino superior da Uerj, para o Centro Universitário da Zona Oeste e para o curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros.

Serviço
www.vestibular.uerj.br
Dsea: Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Por: BRUNO WENCESLAU - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações