Concursos
BHTrans

  • Imprimir:
Última Atualização - 16/04/2013

Notícia sobre este concurso

Chamadas começam em novembro

Por - Roberta Campos - roberta.campos@folhadirigida.com.br

Gerente da BHTrans, Frederico Mattos

Gerente da BHTrans, Frederico Mattos

O concurso para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) é uma excelente oportunidade para aqueles que sonham em ingressar na carreira pública. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o gerente de Administração de Pessoal da empresa, Frederico Mattos, fala sobre a importância da seleção para o órgão e sobre os benefícios que os futuros funcionários receberão.

Segundo o gerente, além dos salários, os empregados da BHTrans têm direito, também, a vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e seguro de vida, além de contarem com um plano de carreira rigorasamente efetivo. "Nós valorizamos os nossos funcionários através de treinamentos, na questão dos benefícios, e também através de um plano de cargos e salários que é praticado rigorosamente, e está registrado na Superintendência Regional do Trabalho."

Frederico também destaca a contribuição da Prefeitura de Belo Horizonte para a boa infraestrutura que a empresa apresenta atualmente. Ele adiantou que tão logo o concurso seja homologado, vai convocar os aprovados. "A homologação está prevista para o dia 23 de outubro, portanto, vamos chamar os aprovados após essa data, ou seja, provavelmente em novembro."

FOLHA DIRIGIDA - A BHTrans realiza concurso que visa ao preenchimento de 118 vagas. O que vai representar para o órgão a entrada desses novos funcionários?

Frederico Mattos - Representa o melhor atendimento as demandas da empresa. O concurso será importante para a recomposição do quadro de pessoal de alguns cargos, em função do desligamento de alguns funcionários. E para outros cargos, será importante para suprir novas necessidades da empresa, como o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), o novo Centro de Controle Operacional, que está sendo construído, e novas tecnologias que estão sendo implantadas na BHTrans.

Esse quantitativo vai atender à demanda? Em caso negativo, qual seria o efetivo ideal?

Sim, irá atender a demanda, e como o edital diz, vai atender também as novas demandas que surgirem durante a vigência do concurso, contudo, não haverá cadastro de reserva.

Quando terá início a convocação dos aprovados? As chamadas serão
imediatas?

A previsão é que os aprovados sejam convocados tão logo saia a homologação da seleção, que está prevista para 23 de outubro. Provavelmente em novembro já começaremos a convocação para os cargos com maior urgência

Além dos salários iniciais, haverá algum outro benefício oferecido aos funcionários?

Nós temos os benefícios previstos em acordo coletivo e na legislação, então, os funcionários além do salário, têm direito a vale- alimentação, vale-transporte, plano de saúde e seguro de vida.

Os novos funcionários serão lotados na capital?
 
Nós somos uma empresa de Belo Horizonte, com área de atuação exclusivamente na capital, portando os novos funcionários serão lotados exclusivamente dentro neste local.

Eles passarão por algum treinamento?

Sim, primeiramente nós temos um treinamente de integração, que é introdutório e comum a todos os empregados. Após a introdução, temos treinamentos específicos nas respectivas áreas, sendo que o tempo de duração depende da área que o funcionário vai estar atuando.

Como está estruturado, em números, o quadro de pessoal do BHTrans?

Atualmente, são 1.050 funcionários que atuam na BHTrans.

Há carência de pessoal? Quais os cargos com as maiores carências?

A carência de pessoal será sanada com a realização deste concurso público. Os cargos com ofertas de vaga são justamente os que apresentam carência. Não há a intenção da realização de outro concurso para outros cargos. No geral, os quadros estão completos.

A BHTrans proporciona a valorização do funcionário?

Claro, de várias formas. Nós temos uma área de gestão de pessoas que atua diretamente nesse objetivo, de proporcionar a valorização dos funcionários. Valorizamos os nossos empregados com treinamentos e na questão dos benefícios, e também através de um plano de cargos e salários que é praticado rigorosamente, e está registrado na Superintendência Regional do Trabalho.

Quais as funções que possuem plano de carreira?

Todas as carreiras da BHTrans estão dentro desse plano.

Como está a BHTrans em termos de infraestrutura?

A BHTrans recebe muito apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e também não poderia ser diferente, pois a empresa cuida de todo o sistema de transporte da região, que tem em torno de 3 milhões de habitantes. Então, os nossos clientes são as pessoas que moram e as que estão visitando a cidade. Independente de classe social, a população usa os serviços da BHTrans 24 horas por dia. Portanto, nós temos uma boa infraestrutura, porque a prefeitura dá a devida atenção que a empresa merece e necessita.

Qual a importância do órgão para o estado de Minas Gerais?

A empresa está localizada na capital do estado, onde se concentra a maior população. Pensando na questão da mobilidade urbana, que é a maior demanda do estado atualmente, se essa questão for bem desenvolvida e bem resolvida na capital, onde a demanda é maior, onde a população fixa e variável é maior, o estado ganha muito com isso.

Quais os investimentos para 2013?

Além do concurso público estamos trabalhando na construção do BRT e do Centro de Controle Operacional, que irá utilizar equipamentos mais modernos, para o controle do sistema viário operacional de trânsito. Temos também a questão das licitações de táxi, já fizemos uma envolvendo pessoas físicas, e agora faremos uma envolvendo pessoas jurídicas, empresas que oferecem o serviço do transporte.

Que mensagem o senhor gostaria de deixar aos futuros candidatos?

A BHTrans apesar de ser uma empresa pública, e por isso talvez passar uma ideia de acomodação, é uma empresa moderna, que está sempre buscando a implantação de novas tecnologias. Aqueles que forem aprovados e passarem a integrar o quadro de pessoal da empresa, vão ter um papel muito importante no desenvolvimento do transporte de Belo Horizonte. A BHTrans conta muito com o trabalho, com a dedicação e com o empenho de seus funcionários.

Comentários

Para publicar comentários, assine ou faça login.

  • Siga a Folha Dirigida nas redes sociais