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Última Atualização - 11/04/2012

Coordenadora prevê pelo menos 45 nomeações este ano

Por - Leonardo Martes - leonardo.martes@folhadirigida.com.br

A Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU-BH) realiza concurso para o preenchimento de 227 vagas. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a coordenadora da seleção, Viviane Aparecida dos Santos, da Divisão de Recursos Humanos, falou da importância da empresa para a cidade. "A importância é até mesmo de saúde, porque trabalhamos com a limpeza e organização do município."

Além de destacar o trabalho da SLU, a coordenadora disse ainda que, para este ano, está previsto o preenchimento de 20% do total das vagas. As demais convocações, segundo ela, serão feitas até o fim da validade do concurso.

Os novos funcionários vão receber remuneração que varia de R$1.384,11 a R$3.558,15, além de benefícios, tais como vale-refeição, vale- alimentação, auxílio-creche, auxílio-educação e assistência médica e odontológica.

Segundo Viviane, a SLU possui em torno de 1.200 funcionários fixos e conta com Plano de Carreira. "A cada três anos, temos a progressão da carreira, em que o empregado quando alcança a pontuação exigida é transferido de um nível para outro", disse.

A Superintendência de Limpeza Urbana realiza concurso para 227 vagas em diversos cargos. O que vai representar para a empresa a entrada desses novos funcionários?
Viviane Aparecida dos Santos -
Aliado à experiência desses profissionais que já devem ter no mercado de trabalho, estamos pensando em recrutar novas pessoas que ambicionam ascender na carreira aqui na SLU. Nós estamos buscando novas ideias e novos colaboradores.

O quantitativo será suficiente para atender à demanda? Qual seria o efetivo ideal para o bom funcionamento da SLU?
Está sendo suficiente. Nós temos 227 vagas, sendo 161 para o nível médio e 66 para o nível superior, para diversos cargos, como assistente administrativo, cadastradores, médico do trabalho, engenheiro e advogado, entre outros. A prefeitura nos autorizou a fazer o concurso visando a preencher esse número de vagas.

Quando a superintendência pretende convocar os aprovados?
Estamos pensando em chamar para alguns cargos ainda este ano. Estamos prevendo convocar mais ou menos 20% do número de vagas. O concurso vai ser homologado até o dia 15 de junho. Os demais aprovados serão chamados dentro do período de validade do concurso.

Há possibilidade de convocar mais pessoas além daquelas aprovadas dentro do número de vagas?

Não há essa possibilidade, pois não temos cadastro de reserva. Serão preenchidas apenas as 227 vagas até o período de validade do concurso.

Como está o quadro de pessoal da SLU?
Temos em torno de 1.200 funcionários fixos e contratamos a prestação de alguns serviços de empresas terceirizadas. Na área administrativa, não temos contratados, apenas efetivos.

Quais o cargos que compõem o quadro?
São diversos cargos que vão do nível fundamental ao superior. No nível fundamental, temos, como exemplo, os garis de coleta, varrição e serviços complementares; no nível médio, os assistentes administrativos, os cadastradores e técnicos de segurança do trabalho; e no nível superior, profissionais das mais diversas áreas, como médicos, engenheiros, administradores, contadores e economistas.

Há carência de pessoal?
Não temos concurso desde 1998. Mas, agora, tivemos autorização para preencher essas vagas, que vão suprir as nossas necessidades dentro do período de validade do concurso.

Há um número de efetivo previsto por lei?
Não. Só temos o Plano de Carreira. Estamos preenchendo as vagas com esse concurso agora.

Hoje, a Superintendência de Limpeza Urbana oferece condição de carreira aos funcionários?
Eles têm a ascensão no próprio cargo ao qual eles ocupam através da avaliação de desempenho. A cada três anos, temos a progressão da carreira, em que o candidato quando alcança a pontuação exigida é transferido de um nível para outro.

Há Plano de Cargos e Salários?
Foi publicada uma lei em 2007 que rege a carreira do empregado público da SLU. Ela estipula o número de cargos, os (cargos) que estão ou não em extinção, a forma de ascensão através da avaliação de desempenho, os benefícios que a SLU oferece, a descrição de cada cargo e as tabelas salariais.

Há muitos funcionários com idade para se aposentar, o que aumentaria a carência de pessoal? Quantos?
Nós temos funcionários se aposentando como em toda empresa. E nós estamos repondo essas vagas realmente dos que vão se aposentar, mas não tenho como falar a quantidade, pois eles trazem tempo de serviço de outras empresas e não só do tempo que estão aqui na SLU.

Além dos salários iniciais, quais benefícios os novos funcionários terão direito?
Todos aqueles previstos no edital, como vale-refeição/alimentação ou lanche, no valor de R$18 por dia; auxílio-creche, de R$100 por mês e por filho menor de sete anos; auxílio-educação, de R$113,57 por mês e por filho portador de doença mental e assistência médica e odontológica copatrocinadas, ou seja, com a contribuição da SLU e do empregado. O valor do copatrocínio varia de acordo com a idade e a faixa salarial do empregado. Existe uma tabela com um percentual especificando que quanto menor for o salário, maior será a contribuição da SLU.

Quando foi realizado o último concurso?

Foi em 1998. Na época, foram oferecidas 481 vagas, distribuídas por todos os níveis de escolaridade. Eram 46 cargos para as áreas operacional, administrativa e técnica. Tivemos vagas para auxiliar de serviços gerais, cadastrador, agente administrativo, psicólogo e pedagogo, entre outros. Vale lembrar que os empregos públicos mudaram de nomenclatura no Plano de Carreira da Lei 9329/2007. Todos os aprovados foram convocados e não houve cadastro de reserva. Os salários variavam de R$195,07 a R$969,47.

Qual a importância da SLU para Belo Horizonte?
É uma contribuição muito importante para a cidade. A importância é até mesmo de saúde, porque trabalhamos com a limpeza e organização do município.

Quais as principais atividades desempenhadas pela SLU?
Temos o serviço de coleta e varrição, os trabalhos internos de planejamento dos serviços executados e a fiscalização da limpeza, além de toda a parte administrativa que dá apoio.

Que mensagem gostaria de deixar aos futuros candidatos?
Às vezes, as pessoas me pedem orientação sobre o concurso, pois olham o edital e veem apenas uma vaga. Eu peço que não desistam, estudem, pois o concurso público é a melhor maneira para uma pessoa entrar numa empresa. Eu quando fiz o concurso, em 1992, tinha só uma vaga. O candidato pode se assustar, mas temos uma empresa séria por trás disso que está organizando o nosso concurso. Ao chegar aqui, os aprovados passarão por um treinamento introdutório, então não precisam se preocupar caso não tenham experiência. Façam o concurso porque aqui é um ótimo local para se trabalhar.

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