Concursos > Defesa Social-MG

  • Imprimir:
  • Compartilhe
Última Atualização - 26/09/2012

Violência pode ser cobrada na Redação

Quem deseja participar do concurso para agente penitenciário da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG) deve começar os estudos o quanto antes. E uma das provas que mais exigem dos candidatos é a de Redação. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a professora Rosane Faria, do curso Mega Concursos, em Belo Horizonte, destacou que este é um exame considerado complicado pela maioria dos candidatos, devido ao conteúdo, quantidade de linhas que são exigidos e temas sobre os quais os participantes não estão acostumados a praticar.

"As provas de redação exigem a produção de textos dissertativos, sobre temas atuais e polêmicos, entre 20 e 30 linhas corridas, redigidas em prosa e empregando a língua culta padrão. É importante alinhar corretamente o texto, não deixando um espaçamento excessivo entre as palavras. A letra deve ser legível e observada a estrutura da frase, assim como a relação entre as ideias", ressalta.
 
Segundo a especialista, a redação exigido no exame pode ter como temas assuntos ligados ao cargo de agente penitenciário e à instituição. "Violência, corrupção, ressocialização do detento e atuação das milícias são assuntos que podem ser cobrados. É muito importante ler as questões legais e regimentos auxiliam na construção da argumentação, aumentando o vocabulário e possibilitando uma discussão mais aprofundada dos temas", saliente  Rosane Faria.

Ainda segundo ela, a paciência é um fator essencial na hora de interpretar e elaborar textos. "O principal é não deixar que o nervosismo e a ansiedade prejudiquem o seu desempenho na hora de demonstrar os conhecimentos adquiridos previamente", afirma.

Comentários

Para publicar comentários, assine ou faça login.

  • Siga a Folha Dirigida nas redes sociais