Concursos
INSS

  • Imprimir:
Última Atualização - 14/02/2012

Notícias de concursos

Mauro Hauschild apoia candidatos e pede liberação dos gabaritos até esta sexta, dia 17

Os mais de 900 mil inscritos no concurso do INSS ganharam um reforço importante em sua luta para que os gabaritos preliminares das provas objetivas para técnico e médico perito sejam divulgados antes da data anunciada pela Fundação Cargos Chagas. Sensível ao apelo dos candidatos, que não entendem o motivo de tanta demora na liberação do material, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Mauro Hauschild formalizou na segunda, dia 13, um pedido para que as respostas elaboradas pela banca sejam divulgadas até a próxima sexta, dia 17. Pela previsão inicial da organizadora, os gabaritos preliminares e as questões somente serão disponibilizados a partir das 14h do dia 5 de março - nada menos do que 22 dias após as provas, aplicadas no último domingo, 12 de fevereiro.

Como não puderam sair dos locais com o caderno de questões, os concorrentes às 1.875 vagas oferecidas na seleção - 1.500 para técnico e 375 para médico perito - seguem sem qualquer referência sobre seu desempenho e chances de êxito na disputa. A angústia dos candidatos, que se manifestaram com críticas à Fundação Carlos Chagas nas redes sociais, sensibilizou o presidente do INSS, que anunciou em seu twitter a formalização do pedido junto à organizadora. Também via twitter, Hauschild publicou o número de faltosos na seleção, informação até agora não divulgada oficialmente pela FCC. Segundo ele, dos 904.459 inscritos para técnico, foram contados 726.537 presentes (80,33%) e 177.922 ausentes (19,67%). No caso de médico perito, 11.760 inscritos, 6.945 fizeram a prova e 4.815 não compareceram.

O pedido de Hauschild à FCC foi confirmado pela assessoria do próprio INSS, que esclarece que, até o momento, a organizadora não deu qualquer resposta ao presidente do instituto ou aos apelos feitos por milhares de candidatos. Estes chegaram a manifestar no twitter de Hauschild o reconhecimento por seu empenho em defender a causa da transparência e agilidade nos concursos públicos . "Muito bem presidente. Todos os concursandos lhe agradecem pela consideração e respeito", publicou Taciana Maciel. "Ainda bem que alguém está do nosso lado", reforçou Leandro Fornaciari.

Também no Facebook da FOLHA DIRIGIDA centenas de candidatos questionaram a demora na divulgação dos gabaritos preliminares - somente no dia 5 de março, com abertura de prazos para recursos nos dias 6 e 7 do mesmo mês. "Já andamos com as pulgas atrás das orelhas com os concursos, que dirá agora com uma notícia dessa", criticou Cleber Almeida Barros."Essa regra de não permitir a saída do caderno de provas não está ocorrendo só neste concurso, mas em outros organizados pela FCC. Há ainda demora no gabarito preliminar e pequeno espaço de tempo sobre os recursos. Isso torna-se abusivo com todos aqueles que fizeram a prova devido tal instituto já possuir o gabarito cerca de 12 dias antes das aplicações das provas, tornando de certa forma uma atitude duvidosa", pontua Mariana Marcelino.

Na FOLHA DIRIGIDA ONLINE, mais candidatos questionaram o calendário divulgado pela FCC. "Isso é uma demonstração de desrespeito, de falta de transparência, infração ao Princípio da Publicidade. Não divulgar o gabarito em até 48h causa desconfiança por parte dos candidatos. Estou profundamente revoltado com tal atitude. Sugestão ao INSS: troquem de organizadora para os próximos concursos. Sugiro o CESPE/UnB, a mais confiável e transparente", afirmou João Ignácio. A expectativa geral dos concorrentes é de que, com o reforço do pedido feito pelo presidente do INSS, a Fundação Carlos Chagas mostre-se sensível aos milhares de pedidos já feitos até agora, e antecipe a divulgação dos gabaritos preliminares e das questões da prova.

Comentários

Para publicar comentários, assine ou faça login.

  • Acompanhe a FOLHA DIRIGIDA Online nas Redes sociais:
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Orkut
  • GoolgePlus