Concursos
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Pernambuco

  • Imprimir:
Última Atualização - 06/09/2012

Notícia sobre este concurso

Edital previsto para janeiro

O novo concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE) e para a Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) foi anunciado pela Secretaria de Defesa Social do estado, e está previsto para acontecer no início de 2013. A seleção visará ao provimento de 100 vagas para oficiais da PM-PE e 60 para o CBM-PE. Nos dois casos, a remuneração atual é de R$5.257,40. O último certame realizado para as corporações foi realizado em 2006, e organizado pela Universidade de Pernambuco (UPE).

A última seleção foi dividida em cinco fases, mais um curso de formação, somente para os aprovados. A prova objetiva foi composta de 120 questões, sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira, onde os candidatos optaram por inglês ou espanhol. Esta etapa foi eliminatória e classificatória. Os aprovados ainda foram submetidos a exames de saúde, um teste de aptidão física, e investigações psicológica e social.

Além do concurso para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, também foi anunciada uma seleção para a Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE). Esta terá oferta de 100 vagas, a fim de atender ao Plano Estadual de Segurança Pública. A remuneração atual de um policial civil é de R$7.495,70. No último certame para o PC-PE, foram oferecidas 1.355 oportunidades, sendo 50 para o cargo de delegado. Na ocasião, o organizador foi o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD).

A última seleção para a Polícia Civil do estado, realizada em 2006, teve duas etapas. A primeira foi composta de provas objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação de múltipla escolha teve cinco horas de duração e 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos, que variavam de acordo com o cargo. Os aprovados nesta fase realizaram um exame discursivo, composto por duas questões sobre as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal. Depois disso, os convocados ainda foram submetidos a testes de capacidade física e psicológica, e uma investigação social, que consiste em examinar a vida crinimal do concorrente, a fim de saber se ele possui antecedentes na polícia. Estas últimas etapas foram somente de caráter eliminatório

Comentários

Para publicar comentários, assine ou faça login.

  • Siga a Folha Dirigida nas redes sociais