Notícia principal

Correios: déficit de pessoal gera ameaça de greve geral


Os trabalhadores dos Correios ameaçam entrar em greve geral a partir das 22h desta quarta-feira, dia 14, caso não haja avança nas negociações em torno do acordo coletivo de trabalho (ACT), que inclui reivindicação de concurso público. A empresa chegou a anunciar no ano passado um concurso para cerca de 2 mil vagas de carteiro (remuneração de pelo menos R$2.885,37) e operador de triagem e transbordo (R$2.348,87), ambos de nível médio, mas a seleção foi suspensa por conta do ajuste fiscal do governo. Uma das cláusulas do ACT proposto pela categoria prevê que o concurso seja realizado em até seis meses após a sua assinatura, o que pode acontecer nas próximas semanas.

Leia também
Interessados nos Correios não devem adiar os estudos
Federação quer concurso para os Correios até início do próximo ano
 
 
Veja esboço do programa do concurso dos Correios

Para orientação dos futuros candidatos do concurso para carteiro e operador de triagem e transbordo dos Correios, FOLHA DIRIGIDA publica o esboço do programa da seleção, que faria parte do edital de abertura. Ele é fundamental para aqueles que quiserem largar na frente, dando início aos estudos de forma antecipada:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.

MATEMÁTICA: 1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume.

CONHECIMENTOS GERAIS: 1.Organização das administração pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 2.Conceitos relativos às administrações direta e indireta. 3.Diferenças entre autarquias, fundações e empresas públicas. 4.Agentes públicos. 5.Estatuto da ECT.
 
Está esperando o que? Prepare-se já!
Vagas nos Correios serão abertas em vários estados

O concurso dos Correios é aguardada desde 2012 e chegou a ter o edital previsto para agosto do ano passado. Entretanto, a seleção foi suspensa em outubro, em função do ajuste fiscal do governo federal. Seriam oferecidas cerca de 2 mil vagas de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador. As chances seriam distribuídas entre Rio de Janeiro (144 vagas de carteiro), São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

No mês passado, os Correios informaram que estão reavaliando todos os estudos relacionados à quantidade de trabalhadores em cada localidade e que somente após a conclusão desses estudos será possível definir a necessidade de pessoal para a realização de um novo concurso público. Não foi informada, no entanto, uma previsão para a conclusão dos estudos.


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações