Notícia principal

Resultado do concurso do INSS já foi homologado


Foi divulgado o esperado resultado final do concurso INSS 2016, com a classificação dos aprovados. A relação pode ser consultada AQUI. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também liberou os pareceres finais das perícias dos deficientes e da verificação da condição de negro - ACESSE. Foi aprovado na objetiva (resultado saiu em 20 de junho) quem conseguiu dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos e 36 na soma. A homologação do concurso saiu na última sexta-feira, dia 5, no Diário Oficial da União. Procurado, o INSS informou que, agora, aguarda a autorização do Ministério do Planejamento para iniciar as convocações.
 
Inicialmente, conforme o instituto já havia esclarecido, as contratações dos aprovados estavam previstas para serem iniciadas neste mês. Cabe agora ao Planejamento cumprir essa previsão. O instituto também avaliará agora a possibilidade de solicitar ao Planejamento o adicional de 50% das 950 vagas (475, sendo 400 de técnico do seguro social e 75 de analista do seguro social). É grande a possibilidade de o INSS pedir o adicional, tendo em vista a carência de 3 mil servidores nas agências da previdência de todo o país e as 11 mil aposentadorias previstas, número preocupante. Ele, inclusive, levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a realizar uma auditoria, que recomendou ao INSS fazer concursos periódicos.

Segundo o maior órgão de fiscalização do país, caso isso não aconteça, há risco de o INSS entrar em colapso, o que seria uma grande prejuízo para a população. Contudo, caso seja feito o pedido para mais vagas, o aval só acontecerá num cenário econômico melhor.  A seleção do INSS visou a preencher 950 vagas, sendo 800 de técnico (nível médio e R$5.344,87) e 150 de analista do seguro social (graduados em Serviço Social e R$7.954,09).

Serviço

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações