Folha Dirigida Entrar Assine

Acesso ao ensino técnico por meio do Enem


Em agosto de 2013, o Ministério da Educação (MEC) criou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A iniciativa visava melhorar a capacitação dos jovens e aumentar as chances de emprego. O sistema é uma das principais vias de acesso ao cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As vagas do programa são ofertadas por instituições de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; e escolas técnicas vinculadas a universidades federais. Completam o grupo os colégios estaduais e municipais e as entidades do Sistema S, entre elas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Podem participar do programa aqueles que cursaram o ensino médio na rede pública. Porém, o Sisutec também aceita os formandos em escola particular, na condição de bolsistas 100%. Outra exigência é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem ter zerado a Redação. O programa também foi atingido pelos cortes realizados pelo Ministério da Educação. Até o ano passado, o processo seletivo ocorria duas vezes ao ano. Em 2015, no entanto só uma edição foi feita.

Na primeira edição do Sisutec, realizada em novembro de 2013, foram abertas 239.792 vagas. Já na seleção do início de 2014, o Sistema distribuiu mais de 291 mil vagas. Em 2015, foram oferecidas 83.641 vagas, para as quais se inscreveram 211.897 candidatos, uma queda de 38,8% em comparação com 2014, que registrou 345 mil.

As oportunidades concentraram-se nas áreas de Tecnologia da Informação, Indústria e Saúde. Os mais procurados, em geral, são os de técnico em Segurança do Trabalho, Logística e Informática. Entre os cursos disponibilizadas pelo Sisutec, estão os de técnico em Massoterapia, Enfermagem, Rede de Computadores, Eletrotécnica, Farmácia, Mecânica, Gerência de Saúde, Nutrição e Dietética, Cuidador de Idosos e Análises Clínicas, entre outros cursos.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações