Entrar Assine

Concentração e disciplina ainda são os itens mais importantes na preparação


Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os vestibulandos de todos o país se preparam para dar o primeiro passo em direção à carreira de sucesso. No meio de tantos cronogramas e materias de estudos, o aluno deve manter o foco. "É importante que o estudante se programe e tenha um cronograma de estudos até às vésperas da prova", disse Walace Vital, professor do Colégio Qi, unidade Botafogo.

Na reta final, muitos alunos ficam nervosos e isso pode atrapalhar a realização do sonho de ingressar no nível superior. Para Walace, o aluno deve manter a calma e a concentração, separando dias certos para estudar cada matéria, se organizando com um plano de estudos diários.
 
portao de prova enem
 




 
 


O gerente pedagógico e professor de Português do Descomplica, Eduardo Valladares, dá dicas tanto para o aluno que já tem mantido o ritmo de estudos acelerado desde o início do ano, quanto para aquele que está com o conteúdo acumulado às vésperas da prova.

1 - Organização
Em geral, os alunos costumam deixar para estudar com mais afinco na reta final de um concurso. A grande questão é que já estamos nessa época. Por isso, duas condições são importantíssimas: a) entender como a prova funciona, a distribuição das questões, a forma como a banca costuma elaborar os enunciados; b) reconhecer quais são os tópicos que mais caem nas provas.

2 - Manter o foco
Além de estudar os principais tópicos, o aluno precisa trabalhar com mais profundidade a redação, que, vale destacar, tem peso grande na aprovação em todas as faculdades. O aluno deve entender que precisa ter um método eficiente de estudos: saber se dividir entre teoria, prática e revisão dos assuntos.

3 - Revisões
Devem ser feitas a partir do momento que o aluno percebe que determinados conteúdos são importantes e caem nas provas com grande frequência. A ideia aqui é mostrar que ele precisa saber como fazer as revisões – pegue o caderno e refaça listas de exercícios, leia as suas próprias redações, as dos colegas e as publicadas em sites específicos, faça resumos e mapas mentais. Organize e guarde folhas temáticas em uma pasta e, constantemente, olhe o material criado. Essa é uma técnica que funciona bastante.

4 - Controle emocional
Reconhecer que o concurso é cansativo em sua aplicação e também na fase dos estudos. Com isso, respeite os horários de sono. Não insista quando a mente pedir descanso. Ele é fundamental para garantir o sucesso na aprendizagem. Costumamos dizer que treinamento intenso deve vir acompanhado de um relaxamento profundo.

Por: Bruna Maria - [email protected]

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações