Entrar Assine

Enem 2016: portões de acesso fecham às 13h, horário de Brasília. Cuidado com a 'pegadinha'


Falta menos de duas semanas para a tão esperada prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os quase 9 milhões de inscritos serão submetidos ao exame nos dias 5 e 6 de novembro. A avaliação é a principal forma de ingresso nas maiores universidades públicas e privadas de todo o país.
 
Nos dias das avaliações, os portões serão abertos às 12 horas e fechados, pontualmente, às 13 horas (horário oficial de Brasília). Para evitar atrasos, a recomendação é que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos.
 
Horario-do-Enem-2016
 
O cartão de confirmação, que além de indicar o local, data e horário de prova, traz o número de inscrição e a opção de língua estrangeira, já está disponível para consulta desde o dia 19, na "Página do Participante" e no aplicativo do Enem.
 
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado no último dia 21, cerca de 3,4 milhões de inscritos no Enem acessaram as informações sobre local de prova.
 
Se, ao acessar o cartão de confirmação, os participantes receberem a mensagem "Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias", não é preciso que se preocupem. A atualização será realizada até a data anterior à aplicação da prova.
 
O Ministério da Educação em entrevista à imprensa detalhou a logística do exame. Serão impressas 18 milhões de provas, que estarão em 77 mil malotes com lacres eletrônicos que registram o momento exato em que forem abertos. Haverá coleta de impressões digitais dos participantes.
 
"A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa", explicou a presidente do Inep, Maria Inês Fini.
 
O esquema de segurança conta ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como
celulares, por exemplo. Maria Inês disse ainda que os estudantes poderão levar lanches e que estes serão também vistoriados. Vale lembrar que a caneta usada deve ser de tinta preta em material transparente.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações