Entrar Assine

Enem 2017 será nos dias 5 e 12 de novembro. Inscrições em maio!


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) irá ocorrer em dois domingos, e não mais em um final de semana, como acontece desde 2009. E as datas já estão, inclusive, definidas: dias 5 e 12 de novembro.

A mudança foi informada nesta quinta-feira, dia 9 de março, pelo Ministério da Educação. A mudança é fruto do resultado de uma consulta pública feita pelo órgão, ente dezembro de 2016 e janeiro de 2017. 

Se a distribuição das disciplinas pelos dias de prova for mantida, no dia 15 de novembro, os candidatos resolverão questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no dia 12, os participantes deverão resolver questões de Português, Matemática e, ainda, fazer uma Redação.

Enem 2017: inscrições serão realizadas em maio

As inscrições para o Enem 2017 serão realizadas entre os dias 8 e 19 de maio. Ao que parece, haverá nova mudança de procedimento, já que o edital, em vez de sair às vésperas do início do prazo, como aconteceu nos últimos anos, tem divulgação programada para aproximadamente um mês antes, no dia 10 de abril.

Dos entrevistados na consulta pública, 63,70% votaram pela realização da prova em dois domingos. A manutenção do sistema que vigora desde 2009 (provas em um final de semana, no sábado e no domingo) foi preferida por 36,30%. Cerca de 600 mil pessoas participaram da consulta pública.

Outras mudanças também foram anunciadas pelo Ministério da Educação. Também serão isentos da taxa de inscrição os candidatos cuja família fizer parte do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CAdUnico. As outras mudanças são as seguintes: 

— Os cadernos de prova serão personalizados, com o nome e o número de inscrição na capa
— Não serão divulgados dados do Enem por escola
— Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada

Nota no Enem 2017 valerá vaga em universidade pública

Além da inclusão dos integrantes do CAdÚnico, continuarão isentos da taxa de inscrição aqueles que concluíram o ensino médio em escolas públicas, os que tiverem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e os que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada.

O Enem 2017 continurá valendo para ocupação de vagas em universidades públicas, por meio do Sisu; para distribuição de bolsas de estudos em universidades privadas, por meio do ProUni; para seleção de contemplados com o Fies; para o Programa Ciência sem Fronteiras, entre outros objetivos.

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações