Folha Dirigida Entrar Assine

Enem 2017: Veja gabarito oficial e resolução das questões


O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No hotsite da prova nacional, também é possível acessar todos os modelos de cadernos de questões utilizados na prova nacional.
 
Para quem fez a prova e ainda ficou com dúvidas, uma boa dica é ver a resolução do Enem, feita pela equipe de professores do Sistema GPI de Ensino. Os especialistas resolveram questão por questão da prova nacional, explicando o porquê de cada questão correta. 
 
A resolução da prova é, sem dúvida, um bom material a ser usado por quem deseja fazer vestibulares por todo o Brasil, ainda este ano e no início do ano que vem. E também pode ser guardado como conteúdo para estudo por quem pretende fazer o Enem em 2018. 
 
Resolveram as questões do segundo dia, os professores Daniel Velente (Matemática), Gabriela Malcher (Bilogia), Tamyres Augusto (Quimica) e Daniel Carmo (Física). O gabarito comentado do primeiro dia do Enem foi feito pelos professores Maria Amélia Gomes (Linguagens), Athos Monteiro dos Santos (Geografia), João Pfaltzgraff (História) e Karine Dias Domequis Chaves (Filosofia e Sociologia).
 
 
O Enem 2017 teve 6.731.344 inscrições confirmadas. Desse total, cerca de 2,1 milhões (68%)  faltaram. O índice de abstenção foi de 29,8% no primeiro dia e de 68% no segundo. 
 
Os candidatos só vão poder saber oficialmente quantos pontos conseguiram no Enem 2017 em janeiro, quando o MEC divulgar as notas na prova nacional. 
 
Os professores do Sistema GPI de Ensino também analisaram, a pedido da FOLHA DIRIGIDA Online, as questões aplicadas pelo MEC este ano. Confira, abaixo, o que os professores acharam das provas do segundo dia do Enem.
 

Matemática - Daniel Valente

“Como já era de se esperar, uma prova normalmente bastante cansativa, e que esse ano manteve essa pegada, com questões que forçava o aluno a perder um bom tempo fazendo cálculos, isso quando ainda também não mesclava com uma interpretação bem minuciosa, nas questões mais difíceis.” 
 

Física - Daniel Carmo

Mantendo o padrão de todos os anos, a prova de física teve questões que bastavam interpretação de texto e de imagens como principal artifício para seu desenvolvimento. O conteúdo se manteve fiel aos anos anteriores com a presença de questões de mecânica, eletrodinâmica, ondas e energia. Havendo também uma questão de óptica, assunto este que não costuma ser muito comum.
 

Biologia - Gabriela Malcher

"Como é costume, a prova do Enem se preocupou de forma incisiva em abordar a temática ambiental, como fontes de energia alternativa, preservação da natureza, preocupação com a fauna e flora em geral. A maioria das questões eram implicações dos conceitos em situações do dia-a-dia. A contextualização e conversa com os outras matérias foi eminente como é de costume, e o nível das questões de ciências da natureza pôde ser considerado como médio e difícil, de maneira geral.
 

Química - Tamyres Augusto

No segundo dia do Enem 2017, a prova teve conteúdo equilibrado com questões de nível médio e enunciados menores, porém, com assuntos mais densos e bem contextualizados, tanto com relação as outras disciplinas de ciências da natureza, mas também com a realidade dos participantes. Como sempreo ENEM se preocupou em colocar questões sobre energia e combustíveis renováveis. A prova apresentou algumas questões teóricas sem a exigência de cálculos. Então acredito que, quem se preparou durante o ano baseado no novo formato, não teve problemas na realização da prova, mesmo não havendo um equilíbrio muito grande entre as disciplinas. Ao retirar a redação do mesmo dia de Matemática, já auxilia o aluno, com relação ao tempo e desgaste, sem contar com o peso das disciplinas citadas.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações