Folha Dirigida Entrar Assine

Enem: inscrições terminam às 21h59 desta sexta-feira, dia 5


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam as 23h59 desta sexta-feira, dia 5 de junho. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), até o final da manhã, foram registradas 6,5 milhões de inscrições. 
 
Ao que parece, não deverá ser batido o recorde da edição de 2014, quando 9,5 milhões de candidatos. No ano passado, até o penúltimo dia do prazo, o exame já possuía cerca de 7,7 milhões de cadastrados. A tendência de total de candidatos menor já vinha se configurando desde a primeira semana, quando inscreveram-se3,65 milhões de jovens, cerca de 12% a menos que em 2014.
 
 
Todo o procedimento de inscrição é feito exclusivamente pela internet, no site do Enem. Ao acessá-lo, o candidato informa seu CPF e data de nascimento. Em seguida, preenche os dados pessoais e responde ao questionário socieconômico. Ao final do processo, vai ser gerado um login e senha, no qual o participante poderá acompanhar sua inscrição, em uma data que ainda será divulgada, consultar local de prova e imprimir o cartão de confirmação.

O boleto para pagamento da taxa de inscrição deve ser impresso no site. O candidato deve quitar o valor 10 de junho, somente no Banco do Brasil. Neste ano, o valor é de R$63. Os estudantes que concluíram o ensino médio em 2015, em qualquer modalidade de ensino da rede pública, estão isentos da taxa. Membros de família de baixa renda também podem solicitá-lo.

O Exame vai ser aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. As quatro provas objetivas possuem 45 questões, e avaliam as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além delas, os candidatos farão uma Redação. A duração é de quatro horas e meia, no primeiro dia, e cinco horas e meia, no segundo. 

O Enem possibilita o ingresso em universidades públicas e privadas, certificação no ensino médio para os maiores de 18 anos e acesso ao financiamento estudantil. A prova também permite a ocupação de vagas em instituições de ensino profissionalizante e técnico.
 

Por: Diego Da - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações