Folha Dirigida Entrar Assine

Enem: Mais de um milhão de inscritos em dois dias


De acordo o Ministério da Educação (MEC), até o início da manhã de quarta-feira, dia 11, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já tinha recebido mais de 1 milhão de inscrições. A expectativa do ministério, este ano, é que esse número chegue a 8 milhões. Por isso, o ideal é efetuar o cadastro o mais rápido possível e não deixar para a última hora, já que o prazo é curto: até às 23h59 do dia 20 de maio.

Primeiro, será preciso acessar a página do Inep, informar o número do CPF e o RG, documentos obrigatórios para efetivar a inscrição. O participante informa ainda um endereço de email válido e preenche o questionário socioeconômico. Após este procedimento, imprime a Guia de Recolhimento da União para pagamento da taxa de R$68.

Para pagá-la, basta se dirigir a qualquer agência bancária, dos correios ou casa lotérica, nos horários estabelecidos pelos correspondentes bancários. Se for feriado estadual, distrital ou municipal no lugar escolhido pelo candidato, o período para pagamento do valor, até o dia 25 de maio, não será prorrogado, a não ser por decisão do MEC válida para todo o país.

Quem obteve isenção da taxa de inscrição do Enem 2015 e deixou de comparecer aos dois dias de prova, precisa justificar a ausência no sistema de inscrição. Caso contrário, não poderá obter o benefício no edição deste ano, mesmo que faça parte do grupo que possui direito de solicitá-la.

As provas estão previstas para ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro. Como no ano passado, os portões abrem às 12h, fecham às 13h, e o Exame começa 13h30. No sábado, tem duração de quatro horas e meia. Na data, os inscritos respondem 90 questões distribuídas nas áreas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Já no segundo dia, são cinco horas e meia, com mais 90 perguntas de Linguagens (Português, Artes, Língua Estrangeira, Literatura e Educação Física), Redação e Matemática. Além de servir como porta de entrada para as faculdades públicas, a nota do Exame tem fins de certificação para maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio.

Os participantes também podem utilizar para concorrer no Programa  Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em universidades privadas. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ciência sem Fronteiras e o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) são outras opções de uso da nota.

Serviço
www.enem.inep.gov.br

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações