Folha Dirigida Entrar Assine

Enem: Prova tende a ficar mais difícil, diz especialista


As atenções da maior parte dos cerca de 9 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) certamente estão voltadas para os estudos. Afinal, em aproximadamente três meses, os candidatos precisarão enfrentar as 180 questões que serão decisivas para que consigam uma vaga no ensino superior público ou privado, no ano que vem.

E a prioridade, sem dúvida, tem de ser a preparação, de acordo com o diretor geral do Sistema Elite de Ensino, Rodrigo Piraciaba. Segundo ele, nos últimos anos, a prova nacional tem ficado mais exigente, o que torna necessária maior dedicação de tempo aos estudos. "O grau de dificuldade tem aumentado bastante, e com certeza não deve aumentar este ano, mas sim manter o nível que foi abordado."

Das áreas do Enem, as que exigem mais cuidado da parte do inscrito, segundo Rodrigo Piraciaba, são as ligadas às Ciências Exatas. Para ele, o crescimento do grau de dificuldade da prova tem ocorrido, basicamente, nas partes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, como também em Matemática. "Acredito que o aumento da dificuldade é devido a uma busca por alunos com conhecimentos mais aprofundados", comenta o especialista.

Mas, quais as diferenças mais marcantes da prova de 2015, considerada a mais difícil de todos os tempos por especialistas, para as demais? Para o professor Rodrigo Piraciaba, isto não tem ocorrido por conta da cobrança de um número maior de tópicos, mas sim pela abordagem mais complexa do conteúdo do programa.

"As questões tem aumentando a profundidade no conteúdo e na interpretação, levando o aluno ter que gastar mais tempo na resolução", comenta o diretor geral do Sistema Elite de Ensino, ressaltando que, ditante dessa tendência de uma prova, pelo menos, com nível de dificuldade semelhante ao do ano passado, o mais indicado é dedicar os próximos meses, entre outras coisas, desenvolver a  capacidade de responder de forma ágil as questões. "Planejem os seus estudos com muita ênfase em redação e treinem fazer muitos exercícios de todas as áreas, cada vez mais rápido."

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações