Folha Dirigida Entrar Assine

Enem registra quase 2 milhões de faltosos


De acordo com o balanço divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 teve 25% de faltosos. Isto equivale a cerca de 1,95 milhão de participantes.

O total de ausentes caiu, em comparação com o ano passado. No Enem 2014, cerca de 2,5 milhões não foram aos locais de prova, o que representava 28,6% dos 8.721.946. O ministro informou ainda que 831.315 participantes que confirmaram a inscrição não acessaram o cartão do Enem com o local de provas. Isso representa 10,7% do total.

Ainda segundo o ministro Aloizio Mercadante, 740 candidatos foram eliminados na edição desse ano. A maior parte ocorreu devido à utilização de equipamentos não-permitidos: 330 no primeiro dia do Enem e 347 no segundo. Houve três casos de postagem de fotos das provas na internet. De acordo com o ministro, isto mostra que as regras do exame estão se consolidando e que o trabalho de formação dos fiscais e de uso de equipamentos como detector de metais está surtindo efeito.

No segundo dia do Enem, não foram registrados incidentes graves. Em uma escola na cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a coordenadora terminou a prova antes do horário, quando havia ainda três inscritos em sala. Além disso, em um colégio na cidade de Marituba, no Pará, cerca de 600 candidatos não fizeram o exame por falta de luz.

Os participantes dessas duas escolas poderão fazer a prova novamente nos dias 1 e 2 desse mês, assim como 5.203 inscritos das cidades de Taió e Rio do Sul, em Santa Catarina, por causa das fortes chuvas. Segundo Mercadante, por causa da Teoria da Resposta ao Item (TRI), as provas terão o mesmo nível de dificuldade.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações