Folha Dirigida Entrar Assine

Fies: professores da rede pública também podem participar


Nem só os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, têm direito a participar da seleção. Os professores integrantes do quadro permanente da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério, por exemplo, estão aptos a participar do processo seletivo. Contudo, é necessário ficar atento às exigências diferenciadas.

As regras para concorrer à uma vaga no Fies são as seguintes: não possuir diploma de ensino superior, ter realizado o Enem e ter obtido média aritmética nas notas das provas igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a Redação. Além disso, o candidato deve possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. Os docentes, por exemplo, estão isentos da necessidade de graduação. Entretanto, com uma ressalva: escolher entre os cursos de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia, e se encaixarem no critério da renda.

Os estudantes que tenham terminado o ensino médio anteriormente ao ano de 2010 e não fizeram nenhuma edição do Exame, do referido ano em diante também podem participar. Neste caso, estão dispensados da exigência do critério da pontuação. Porém, irão concorrer às vagas reservadas pelo Mec. Nesta reserva, 10% das vagas selecionadas em cada curso, turno e local ofertado, destinam-se aos estudantes das áreas prioritárias estabelecidas pelo Mec: Engenharia, Saúde, Licenciatura, Normal Superior e Pedagogia. Já aqueles que fizeram o Enem do ano de 2010 em diante, podem optar pela dispensa da exigência de participação no Exame. Mas, deve se enquadrar nos demais requisitos.

Para se inscrever, em ambos os casos, será preciso acessar a página do Sistema de Seleção do Fies (SisFies), inserir o CPF, endereço de email válido e a opção de vaga, instituição, curso e turno. Os docentes e concluintes do ensino médio antes de 2010 terão a classificação feita por um cálculo ascendente que levará em consideração critérios de renda, raça, grupo familiar, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram. Terão prioridade quem possuir menor renda familiar bruta mensal, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e os que estudaram na rede pública.

O resultado final será divulgado na página do Sistema no dia 10 de agosto, bem como a lista de espera. Após a divulgação, os pré- selecionados na única chamada do programa, têm entre os dias 13 e 22 de agosto para concluir o processo de contratação do financiamento.

Serviço
www.sisfiesportal.mec.gov.br

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações