Entrar Assine

MPF-CE vai pedir divulgação de duas listas de classificados no Sisu


O Ministério Público Federal no Ceará novamente vai à Justiça contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta vez, o procurador Oscar Costa Filho solicitará a garantia da matrícula para todos os alunos prejudicados pelo critério de avaliação de redação.

Para isso, ele vai sugerir que o Inep prepare, para cada instituição de ensino participante, duas listagens de classificados para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Uma delas seguirá o formato atual, com a combinação entre as notas das provas objetivas, corrigidas por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a pontuação da redação, que não segue esse formato.

Na outra lista que o MPF do Ceará quer que seja produzida, a correção da redação obedeceria os mesmos critérios. Porém, a pontuação na parte objetiva seria calculada pelo método tradicional, ou seja, com base no número de acertos do candidato e sem considerar as diferenças de pontuação entre as questões, em função do nível de dificuldade e das características de elaboração que elas têm.

Para fazer o pedido, o procurador utilizará como fundamentação o estudo um estudo técnico fornecido pelo professor Leonardo Cordeiro, mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, e mestre em Econometria pela London Business School,
encaminhando ao procurador da República Oscar Costa Filho. No trabalho de 15 páginas, o professor Leonardo Cordeiro, segundo nota divulgada no site do MPF-CE, concluiu que é questionável a mistura das duas pontuações de forma livre e sem qualquer calibração.

O MPF-CE não é especificou, na nota oficial disponibilizada em seu site, quando entrará com a ação civil pública. A expectativa é de que ela seja apresentada até a próxima segunda, dia 9. As inscrições começam no Sisu neste sábado, dia 7 e a lista de classificados será divulgada no dia 15 deste mês.

Serviço
www.inep.gov.br
sisu.mec.gov.br
 

Por: Diego Da - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações