Folha Dirigida Entrar Assine

Professores resolvem questões de Matemática


Desde que o Exame Nacional do Ensino Médio passou por mudanças em seu formato, a partir de 2009, a prova se tornou a mais importante do país para jovens que desejam ingressar em universidades públicas e privadas. E, na medida em que ela vem ganhando importância, passou também a exigir maior preparação dos estudantes.

Nas primeiras edições do Enem após 2009, a visão dos especialistas era de que a prova cobrava essencialmente habilidades básicas. Mas, com o passar dos anos, verifica-se uma tendência de uma avaliação mais exigente do ponto de vista do conteúdo, o que exige mais da preparação dos inscritos.

Para que os candidatos possam ter uma noção do grau de dificuldade que as questões do Enem podem alcançar, a FOLHA DIRIGIDA começa, a partir desta edição, a publicar uma vez por semana os cinco itens mais difíceis de cada matéria, na visão de professores especialistas. Nesta edição, os candidatos podem conferir as de Matemática.

Desde 2009, já foram realizadas sete edições do Enem (oito se levarmos em conta que, na primeira, por conta do vazamento do caderno de questões, foram realizadas duas provas). Considerando-se apenas as aplicadas dentro do cronograma regular (excluídos os exames aplicados a presidiários), foram quase 1.500 questões. Deste total, 360 foram de Matemática. Na eleição feita pelo professor Paulo Silva, junto com a equipe de professores do pH, foram apontadas duas questões de 2015 e três de 2013, que podem ser consultadas nesta página, com as respectivas resoluções.

Não é por acaso que, para muitos especialistas, o Enem 2015 foi o mais difícil de todos. Pois veio desta prova, segundo os professores do curso, a mais espinhosa de todas: a de número 165, da prova azul. O enunciado aborda o caso de um engenheiro que, ao projetar um carro, criou uma função exponencial que relacionava o tamanho da base da janela dianteira à sua altura. A questão pedia ao candidato para que, a partir dos dados do texto, encontrasse essa equação.

Segundo o professor Paulo Silva, que é coordenador de Matemática do Curso pH, o item aborda gráfico de funções logarítmicas, que exigia do candidato um bom conhecimento desse assunto para ser resolvida. De acordo com o professor, o Enem tem se tornado mais difícil a cada ano e isto também vem ocorrendo em Matemática. “As questões têm tido uma abordagem de cunho matemático mais aprofundado. O que é natural para qualquer processo seletivo que tenda a se aprimorar”, disse o professor.
 
Acesse, nos links abaixo, a resolução em vídeo e em texto das cinco questões de Matemática eleitas como as mais difíceis do Enem, nos últimos tempos, pelos professores do curso pH:
 
 

Por: Diego Da - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações