Entrar Assine

Redação nota 1000: veja dicas sobre a competência 3


A FOLHA DIRIGIDA Online apresenta mais um vídeo da série sobre as competências que serão avaliadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016. Novamente, o professor de Redação, do Colégio e Curso SEI, Mario Fumanga, orienta sobre os aspectos que envolvem a correção desta parte da prova nacional.


 
Veja também
Enem 2016 - Redação nota 1000: veja dicas sobre competências 1 e 2

Enem: Prova tende a ficar mais difícil, diz especialista

Enem 2016: veja dicas para uma redação nota 1000

Enem 2016: veja os erros mais comuns da Redação


Neste vídeo, o docente fala da importância de estudar a competência 3 por ser uma das mais exigidas da prova. O tópico discorre sobre como selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações a serem colocadas no texto e formular um ponto de vista.

Mário Fumanga esclarece aos estudantes como estruturar um texto de forma objetiva utilizando a técnica da interdisciplinaridade. Além disso, o professor indica, ao estudante, a tratar o assunto de maneira universal e aconselha os candidatos a lerem outras redações do exame para observar como são as ponderações feitas pela banca do Enem.

Para o professor de Redação do Colégio e Curso SEI é necessário olhar com bastante atenção para a competência 3, pois as maiores notas das redações tem o domínio deste conhecimento. "A competência 3 da redação do Enem tem sido a "grande pedra de toque" das redações, o "grande engasgo". Tem sido ela, a responsável pelas penalizações mais duras na prova", disse o professor.

No último vídeo publicado pela FOLHA DIRIGIDA, o professor Mario Fumanga falou sobre as competências 1 e 2. A primeira discorre sobre o domínio da norma culta da língua. Já a segunda ensina a compreender a proposta da redação do Enem e como aplicar conceitos das áreas de conhecimentos cobrados no exame ao desenvolver o tema, respeitando os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações