Folha Dirigida Entrar Assine

Sisu: já são mais de 1 milhão de inscritos


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu suas inscrições no dia 7 de janeiro e, já no terceiro dia, superou o número do primeiro processo seletivo de 2011. De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), até o meio dia do dia 9 de janeiro, segunda-feira, foram registradas inscrições de 1.091.890 candidatos a vagas em instituições públicas de educação superior.

Como o estudante tem direito a fazer pelo menos duas opções de curso, o total, desde a meia noite do dia 7, chegou a 2.108.408. O estado com mais candidatos inscritos é o Rio de Janeiro, com 278.151 concorrentes. Em seguida vêm Minas Gerais, 233.436; São Paulo, 185.796; Ceará, 160.264; Rio Grande do Sul, 143.315; Bahia, 121.840, e Pernambuco, 116.544. Ao todo, são oferecidas 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de educação superior que aderiram ao Sisu.

As inscrições vão até 12 de janeiro. Para isso, é necessário que os candidatos que fizeram o Enem 2011 e tiraram nora diferente de zero na redação acessem o site, com número de inscrição e senhas utilizados no Enem, para realizar o procedimento. Durante o período de inscrições, eles poderão mudar suas duas opções com base na nota de corte, divulgadas de madrugada, diariamente. Cada alteração, no entanto, invalidará a opção anterior. Até o momento, apenas os inscritos conseguem ver as notas de corte. Porém, de acordo com o MEC, elas poderão ser vistas sem a necessidade de inscrição a partir de quarta-feira, dia 11.

O resultado da primeira chamada sairá no dia 15, com matrículas em 19 e 20 do mesmo mês. A segunda chamada está prevista para o dia 26, mesmo dia em que tem início o prazo para participação na Lista de Espera. Aquele que for aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Algumas instituições adotam notas mínimas para determinados cursos. Se a nota não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema informará. Algumas também atribuem pesos diferenciados para as provas do Enem 2011. Nesse caso, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações, gerando uma nova nota.

Serviço
www.sisu.mec.gov.br
Central de Atendimento do MEC: 0800-616161

Por: Renata - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações