Entrar Assine

Sisu: matrículas a partir desta quinta-feira, dia 19


Os estudantes classificados para uma das 108.552 vagas no ensino superior oferecidas através do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu) têm os dias 19 e 20 de janeiro para fazer suas matrículas. Mesmo com o feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, as instituições que farão matrícula presencial informaram que o atendimento será normal na sexta-feira.

Na maior parte das universidades, os documentos necessários para realizar o procedimento são: carteira de identidade; CPF; histórico escolar; certificado de conclusão do ensino médio; comprovação de estar em dia com o serviço militar, para os homens com mais de 18 anos; título de eleitor, para os maiores de 18 anos; e fotos 3x4. Contudo, é importante que os aprovados verifiquem, junto à instituição de ensino em que foram selecionados, os locais, horários e documentação completa exigida, inclusive para comprovação do direito às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas.

Cada candidato pôde fazer duas opções de curso na inscrição no Sisu. Os convocados pela 1ª chamada, divulgada no dia 13 de janeiro, na primeira opção precisam ficar atentos às datas e procedimentos necessários, já que são automaticamente retirados do sistema e, por isso, perderão suas vagas caso não façam a matrícula. Quem for classificado para a segunda opção, tendo ou não efetuado sua matrícula, ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos, permanece no sistema e continua concorrendo, nas chamadas seguintes, à vaga que escolheu como primeira opção. A 2ª chamada está prevista para o dia 26 deste mês, com matrículas em 30 e 31.
A partir do dia 4 de fevereiro, o Sisu disponibilizará uma Lista de Espera. As instituições participantes utilizarão a relação, de acordo com seus critérios, para o preenchimento das vagas não ocupadas. Quem desejar incluir seu nome na lista deverá manifestar interesse, via internet, através do Boletim de Acompanhamento no portal do Sisu, entre os dias 26 e de janeiro e 1º de fevereiro. Os candidatos, entretanto, concorrerão apenas na primeira opção de curso.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A pré-matrícula será feita pela internet, no site da universidade. A confirmação de matrícula está prevista para os dias 3 ou 6 de fevereiro. Para esse procedimento, o candidato ou seu responsável deverá comparecer à UFRJ. A documentação completa está disponível no edital, através do endereço eletrônico da instituição.

Site: www.acessograduacao.ufrj.br
Telefone: 2598-3380

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Os selecionados devem fazer a matrícula presencialmente. Eles precisam comparecer à secretaria do curso escolhido nos horários informados na página da instituição na internet. Lá também está disponível a lista com os documentos necessários. Quem ainda não tiver obtido os originais deverá apresentar, condicionalmente, as cópias dos respectivos protocolos.

Site: www.unirio.br
Telefone: 2542-4307, de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Universidade Federal Fluminense (UFF)
A pré-matrícula acontecerá presencialmente, das 12 às 18 horas, no Campus do Gragoatá, localizado na Rua Visconde do Rio Branco s/n, em São Domingos, Niterói. Os documentos exigidos estão listados em uma nota oficial divulgada pela universidade, na internet. Para certificar a condição de participante da política de ação afirmativa, é preciso apresentar histórico escolar oficial, ou comprovante de onde cursou o ensino médio, ou certificado emitido por Centro de Ensino Supletivo, para maiores de 21 anos.

Site: www.coseac.uff.br/2012
Telefone: 2629-2805 e 2629-2806 (Coordenação de Seleção Acadêmica)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
As matrículas dos alunos aprovados na Rural, via Sisu, serão presenciais, entre 9 e 16 horas, em ambos os dias. Os classificados devem comparecer em dias diferentes, de acordo com o curso. Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer para realizar a matrícula presencialmente podem fazer a matrícula via e-mail/correios. todas as informações estão no site da Rural, assim como a lista com os documentos solicitados para o procedimento.

Site: www.ufrrj.br

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-
RJ)

A matrícula no Cefet-RJ será presencial. Os estudantes devem se dirigir ao campus para o qual foi selecionado. Os horários de atendimento e o endereço de cada local estão no edital, que pode ser consultado na internet, assim como a lista informado os documentos necessários para o preenchimento da ficha de matrícula. Toda documentação deverá ter cópia autenticada em cartório, desde que não seja apresentado o original, ficando retida na instituição.

Site: www.portal.cefet-rj.br
Telefone: 2566-3182 (Divisão de Concursos)

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo)
As matrículas dos candidatos classificados na 1ª chamada do Sisu serão realizadas nos dias 19 e 20, independente do feriado, das 10 às 17 horas, na Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203, em Campo Grande, Rio de Janeiro. A relação de documentação necessária, inclusive para quem concorreu a uma vaga pela cota, está no Termo de Participação publicado no site da Uezo.

Site: www.uezo.rj.gov.br
Telefone: 2333-6961 (ramal 125)

Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence)
Os candidatos aprovados devem comparecer à Ence, localizada na Rua André Cavalcante, 106, no Bairro de Fátima, Rio de Janeiro, para fazer suas matrículas. O horário de atendimento será de 10 às 18 horas. A lista com todos os documentos está no site da instituição.

Site: www.ence.ibge.gov.br
Telefone: 2142-4676 (Secretaria da Graduação)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
(IFRJ)

A matrícula será efetivada mediante o comparecimento do estudante ao campus de oferta do curso para o qual foi classificado, munidos dos documentos listados no Termo de Adesão, que pode ser encontrado no endereço eletrônico do IFRJ. Os endereços e horários para a realização do procedimento em cada campus também está no Termo.

Site: www.ifrj.edu.br/graduacao/concurso
Telefone: 3293-6000

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)
Na Uenf as matrículas serão presenciais. O atendimento será das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no prédio da Reitoria. A documentação completa exigida pela instituição, inclusive para quem concorre via políticas de ações afirmativas, encontram-se no site da universidade. O candidato que não apresentar o histórico escolar completo do ensino médio ou documento similar de curso equivalente perderá o direito à matrícula, assim como quem  não entregar todos os documentos solicitados para a comprovação da condição de carência socioeconômica.

Site: www.uenf.br
Telefone: (22) 2739-7168

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações