Folha Dirigida Entrar Assine

Unirio divulga termo de adesão ao Sisu


A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) publicou o Termo de Adesão da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2016. A instituição oferece 1.314 vagas, distribuídas por bacharelados e licenciaturas. Para entrar na disputa, basta ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2015, e não ter tirado zero na prova de Redação.

Os candidatos podem escolher pela modalidade que desejam concorrer. O Sisu reserva 50% das vagas, nas instituições federais, para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública. Conforme lei, dentro deste percentual de cota, metade é para candidatos com renda familiar bruta per capta de até um salário mínimo e meio e a outra metade para quem possuir renda maior. Nos dois grupos, há outra cota, para negros, pardos e indígenas, de acordo com a participação desses grupos étnicos na população do Rio de Janeiro.

Além disso, a universidade reserva 10% das vagas para professores em exercício do magistério do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino. Dentre os cursos que reservam vagas para candidatos professores estão Letras (01), Biblioteconomia (04), Biologia (01), Ciências Biológicas (01), Ciências da Natureza (03), Ciências Sociais (03), Filosofia (03), História (03), Matemática (03) e Pedagogia (10). É possível verificar a relação das vagas por curso, turno, e grupos de cotas no FOLHA DIRIGIDA Online.

A divisão das vagas ficou da seguinte forma: ampla concorrência (620), reserva de vagas conforme lei federal (662) ou política afirmativa da instituição (32). A distribuição completa pode ser consultada no termo de adesão, disponível na FOLHA DIRIGIDA Online.

O curso de Medicina é o que tem a maior oferta: ao todo, são 80 vagas. Do total, 40 são para ampla concorrência, 9 para candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e 9 para quem possuir renda maior que este patamar. Outras 10 vagas são para autodeclarados negros ou pardos independente da renda e outras 10 para que se encontra, neste mesmo grupo, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além desses grupos, é reservada 1 vaga para autodeclarados indígenas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e 1 para os que possuam renda maior.

Em paralelo a divulgação do termo de adesão do Sisu 2016, a Unirio liberou o edital para o Teste de Habilidades Específicas (THE), válido para os bacharelados em Atuação Cênica e Direção Teatral e para a Licenciatura em Teatro. As inscrições estão abertas até o dia 29 e, ao todo, são ofertadas 86 vagas para serem preenchidas no 1° e no 2° semestre.

A inscrição no THE é feita pelo site da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação do Ensino de Graduação (Caeg). Lá, é preciso preencher o "Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição" e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$35.

Para conquistar uma das vagas nos cursos da área de Artes, é preciso ser aprovado no Teste de Habilidade Específica do curso que deseja concorrer e ficar entre os classificados no Sisu. Dentre as avaliações realizadas estão: prova escrita e prática, além de teórica-prática.

Serviço
http://www.unirio.br/

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações