Folha Dirigida Entrar Assine

Veja questões mais difíceis de Geografia do Enem 2015


A FOLHA DIRIGIDA continua com a série de vídeos especiais referentes às cinco questões mais difíceis do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, por matéria. Dessa vez, o professor do colégio e curso PENSI, Rômulo Barud, selecionou e resolveu os itens de Geografia. Já foram resolvidas questões de Matemática, Química e Biologia.

Para o professor Rômulo Barud, a questão mais complexa do Enem 2015 abordava as veredas e a falta d'água no sertão mineiro. "É uma questão de Geografia Física, matéria perigosa, pois não costuma ter muita atenção dentro do vestibular. O candidato tinha que saber qual o papel fundamental das veredas no equilíbrio hidrológico nos cursos de água do Cerrado."

A segunda pergunta mais difícil fala sobre os principais tipos de vegetação do Brasil. O aluno necessitava ter uma noção de quais são os biomas brasileiros, e os problemas ambientais relacionados a eles. Na terceira colocação, aparece um item de Geopolítica: o choque a histórica oposição dos árabes em relação aos Estados Unidos.

Na quarta questão, a dificuldade aparece pois o item aborda o tópico cartografia, sem ter um mapa para ilustrar. Ou seja, foge dos padrões do assunto. "O problema é que era preciso abstrair o significado da cartografia. Geralmente, são perguntados seus elementos, como fuso horário, não a funcionalidade dela."

A quinta e última questão tem como enunciado um trecho do livro de um dos maiores geógrafos do país, Milton Santos. Segundo Rômulo Barud, itens relacionados à obra do escritor são corriqueiros em vestibulares. "A questão fala da globalização peversa, pois nem todos têm acesso a ela. O problema está no fato dela ser mais acentuadas em alguns lugares."

Assista à resolução das 5 questões mais difíceis de Geografia do Enem 2015


Veja a resolução, em vídeo, das 5 questões mais difíceis de Matemática do Enem desde 2009



 

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações