Folha Dirigida Entrar Assine

Aeronáutica: inscrições para 213 vagas de sargento


Já estão abertas as inscrições para o concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS-B) para o segundo semestre de 2013. São, ao todo, 213 vagas, distribuídas em opções para ambos os sexos ou somente para o sexo masculino.

Para participar do concurso, basta o candidato ter o ensino médio completo ou condições de concluir esta formação até a concentração final, quando ocorre a matrícula, no dia 26 de junho de 2013. Os vencimentos iniciais, após o curso de formação, são de R$3.200 mensais.

As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 7 do próximo mês, com preenchimento do formulário e pagamento da taxa de R$60. No momento da inscrição, o candidato precisará indicar o local onde deseja realizar a prova e optar por um dos grupos de especialidade.

Os grupos são divididos em duas opções: não-aeronavegantes e controle de tráfego aéreo. O primeiro, que engloba as especialidades de Estrutura e Pintura, Bombeiro, Eletromecânica, Guarda e Segurança, e Metalurgia, é destinado apenas a candidatos do sexo masculino e oferece 85 vagas; o segundo, oferece 128 vagas para ambos os sexos.

Podem pedir isenção de taxa aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e sejam membros de famílias de baixa renda. Neste caso, é necessário o preenchimento do requerimento de solicitação de isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e declaração na qual o solicitante afirme que é membro de família de baixa renda, nos termos da lei.

É preciso ter atenção ao limite de idade para participação no concurso. Os candidatos não podem ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2013. Também estão entre as exigências: ser brasileiro nato, solteiro, estar em dia com as obrigações militares, entre outras. 
 
Grávidas podem se inscrever no concurso. No entanto, se a gestação ainda estiver em curso no período entre a inspeção de saúde deste exame e a matrícula no curso de formação, e não houver nenhuma outra razão de eliminação, a candidata será temporariamente excluída do processo seletivo. A candidata, neste caso, voltará a ser convocada para realizar a Concentração Intermediária e todas as etapas subsequentes, no ano seguinte, após o período da gestação.

O processo seletivo terá cinco etapas. A primeira será o exame de escolaridade, que avaliará na forma de prova discursiva os conhecimentos dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física. Após a avaliação, o candidato também passará por Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Análise da Documentação prevista para matrícula.

Durante o período de realização do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, que será ministrado sob regime de internato militar, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), e terá duração aproximada de dois anos, o aluno receberá, além da remuneração fixada em lei, alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Serviço
www.fab.mil.br
www.eaar.aer.mil.br
 

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações