Folha Dirigida Entrar Assine

ESA recebe inscrições até 10 de agosto, pela internet


Os candidatos ao concurso de admissão ao Curso de Formação da Escola de Sargentos e Armas (ESA), ministrado em Minas Gerais, enfrentarão um novo desafio. Os inscritos no processo seletivo prestarão o Exame Intelectual, no dia 21 de outubro, que compõe a primeira fase da seleção, e terão de responder, na prova de Língua Portuguesa, a questões relacionadas ao novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009 e a partir de janeiro de 2013 será obrigatório. O restante do conteúdo da disciplina aceitará as duas versões do acordo.

Além do conteúdo de Português, os candidatos responderão a questões sobre Matemática, História e Geografia do Brasil. O conteúdo programático de cada área está disponível na FOLHA DIRIGIDA ONLINE. Os aprovados nesta fase enfrentarão, posteriormente, a inspeção de saúde, o exame de aptidão física e exame de habilitação musical. As inscrições para a ESA permanecem abertas até o dia 10 de agosto. A oferta é de 1.350 vagas, sendo 1.200 para Combatente, Logística e Aviação, 50 para Música e 100 para a área de Saúde. Apenas esta última modalidade aceitará candidaturas de concorrentes do sexo feminino.

A taxa de inscrição é de R$70. As inscrições são efetuadas no site da ESA. Os interessados sem acesso à internet podem solicitar a ficha de inscrição por carta postal. O preenchimento do formulário e envio do mesmo para o Exército terá o mesmo prazo da inscrição online. O interessado em concorrer deve atender certos pré-requisitos, como: ter no mínimo 17 anos e no máximo 24, até dezembro de 2013 (para as áreas de Música e Saúde o limite de idade é até 26 anos); nacionalidade brasileira; estar em dia com obrigações militares e eleitorais; entre outros, cuja lista completa pode ser conferida no edital da ESA.

A escolaridade mínima exigida nas áreas de Combatente, Logística e Aviação é o ensino médio completo. O setor de Música possui a mesma exigência, mas os candidatos passarão por um teste de habilidade musical para comprovar que dominam o instrumento para o qual se inscreveram. Na área de Saúde é necessário que os concorrentes tenham concluído curso técnico em Enfermagem, devendo ainda apresentar o registro no Conselho Regional de Medicina. Os inscritos para a área de Saúde e Música responderão a questões específicas sobre a área para a qual estão concorrendo.

Ainda haverá possibilidade de o candidato receber isenção da taxa, desde que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e façm parte de famílias de baixa renda. O envio da solicitação deve ser realizado até 17 de julho, e o resultado dos isentos sairá dia 30 de julho. O Cartão de Confirmação de Inscrição será divulgado 3 de setembro. Os classificados, após a formação no curso, terão salário inicial de R$3.259,72.

Serviço:
http://concurso.esa.ensino.eb.br/priol2012/

Por: Thiago Luiz - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações