Entrar Assine

EsPCEx: professores dão dicas de estudos para a prova


Homens e mulheres que farão a prova para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em 2016, nos dias 10 e 11 de setembro, devem intensificar os estudos teóricos, pelo menos, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Isso é o que dizem os professores do Colégio e Curso Tamandaré, da unidade da Vila da Penha. Os docentes apostam em uma prova mais conceitual e orientam os candidatos na preparação para resolver as questões da etapa de Exame Intelectual do concurso.

Para o professor de Matemática Humberto Silva, da turma pré-militar da instituição, é importante que o candidato não deixar acumular conteúdo ao estudar. Até mesmo quem tem que dividir o tempo de estudo com o trabalho deve compensar as horas não estudadas.

“É preciso seguir um plano de estudo para terminar de estudar todo o conteúdo das matérias antes das provas. Se faz curso, tem que estudar o que foi dado na aula no mesmo dia e não deixar para duas, três semanas, do contrário, o candidato pode se perder. Para quem trabalha e estuda, a saída é dedicar mais tempo nos finais de semana, para não ficarem para trás.”

Quanto ao conteúdo que poderá ser cobrado na prova de Matemática, o professor acredita que “funções” tende a ser um dos destaques do exame. “Nas últimas provas caíram bastante definições de funções. Pediram bastante domínio, imagem. É preciso dar uma atenção maior na parte teórica deste tema. Sabendo bastante sobre o conceito de função certamente, o candidato vai conseguir resolver muitas questões.”

No conteúdo de Português, segundo o professor de Língua Portuguesa e Literatura, Jorge Luiz de Souza, a prova da EsPCEx exige que o candidato entenda a gramática como um todo. Ele recomenda atenção para o tema “Orações” e aposta em “Crase” como tópico principal a ser tratado na avaliação.

“Já tivemos questões de ‘Que’ e ‘Se’, ‘Orações’, que são temas muito cobrados em qualquer prova para oficial. As orações e conjunções na verdade são questões de interpretação. É uma prova que sabemos que exige gramática, mas não é previsível. Aposto muito que crase será o ponto forte e envolverá situações de regência nominal e verbal. Além disso, acentuação e emprego do hífen também estão na lista dos possíveis assuntos”, destacou o especialista.

Jorge Luiz de Souza também passou orientações de preparação para a prova de Literatura do concurso. Para o professor é necessário entender todo o contexto dos diferentes períodos literários exigidos para a prova. “Na parte de Literatura na EsPCEx, são cobrados conhecimentos de autores e todo o contexto para a criação daquela arte. É preciso conhecer os autores e entender as épocas que eles viveram. Não é uma matéria que se aprenderá do dia para noite. Portanto, é preciso estudar mesmo.”

Por: Larica Santos - lary_albuquerque@yahoo.com.br
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações