Folha Dirigida Entrar Assine

IME recebe inscrições no vestibular. São 98 vagas


Estão abertas as inscrições para o Vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME). O concurso visa preencher 98 vagas. Deste total, 70 vagas são para a graduação de oficiais da ativa, destinado à formação de Engenheiros que terão a oportunidade de seguir carreira militar. Caso concluam a formação com aproveitamento, serão nomeados para o posto de primeiro-tenente, cuja remuneração inicial bruta, atualmente, é de R$8.877 mensais.

As outras 28 vagas são para a graduação de oficiais da reserva de segunda classe. Neste caso, o classificado se formará engenheiro pelo instituto, mas não fará parte dos quadros do Exército. As inscrições podem ser realizadas pelo site do IME até o dia 1° de setembro e a taxa custa R$100.

Podem solicitar a isenção da taxa dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em ação, e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico - que forem membros de família de baixa renda, nos termos da lei. Os pedidos devem ser encaminhados por carta ou serem protocolados diretamente na Subdivisão de Concursos do IME, no período de 16 a 31 de julho.

Homens e mulheres podem participar do processo seletivo e, para concorrer, basta ter concluído ou ter condições de terminar o ensino médio em 2015. Há ainda outros pré-requisitos, entre eles, ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações civis e militares, além de atender ao limite de idade: no mínimo 16 anos e, no máximo, 21, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015. As demais exigências podem ser consultadas no edital, disponível na FOLHA DIRIGIDA Online.

A primeira etapa do processo seletivo acontecerá no dia 15 de outubro, com prova objetiva de 40 questões divididas em 15 de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. Quem for aprovado nessa avaliação inicial, cujo resultado está previsto para o dia 20 de outubro, terá que acessar o site do IME, a partir do dia 22 de outubro para imprimir o cartão identificação com as datas, locais e horários da segunda fase.

O segundo exame intelectual terá provas discursivas nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, de Matemática, Física, Química e prova objetiva mista de Português e Inglês. O resultado final do exame intelectual estará disponível no dia 18 de dezembro e os classificados dentro do limite de vagas serão convocados para inspeção de saúde e exame de aptidão física, que têm caráter eliminatório. A matrícula no curso de formação para os classificados no concurso está prevista para o dia 12 de fevereiro.

Serviço
www.ime.eb.br
www.folhadirigida.com.br

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações