Folha Dirigida Entrar Assine

Mestrado com vagas para civis na Marinha


A Escola de Guerra Naval (EGN) abre, pela primeira vez, as portas de seus cursos de pós-graduação para civis. Até o dia 8 de novembro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso de mestrado profissional (strictu sensu) do seu Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos.

Inédito no Brasil, o curso é ligado ao Centro de Estudos Estratégicos da EGN. Seu objetivo é capacitar civis e militares para desenvolver um pensamento estratégico brasileiro com vistas ao uso consciente e sustentável do mar do país. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), o curso oferecerá bolsas para seus alunos. No entanto, o quantitativo daqueles que serão contemplados com o benefício ainda não foi definido.

O campo acadêmico de Estudos Marítimos é interdisciplinar. Por isso, são oferecidas três linhas de pesquisa: “Política e Estratégia Marítimas”, “Regulação e Uso do Mar e Cenarização” e “Ciência, Tecnologia e Inovação e Poder marítimo”.

A oferta é de 20 vagas, das quais 15 são para civis, três para militares (selecionados pela Marinha conforme as normas da corporação) e duas para estrangeiros. Para participar, é preciso ter concluído o curso de graduação (bacharelado ou licenciatura) até fevereiro de 2014.

O primeiro passo para se inscrever é enviar um e-mail para um dos orientadores. No edital, existe uma lista com docentes responsáveis pelas respectivas linhas de pesquisa. Nessa mensagem inicial, o candidato deve indicar o tema de sua pesquisa. Caso tenha um aval positivo, o interessado deverá pagar a taxa de inscrição, fixada em R$45, e reunir a documentação exigida, incluindo o preenchimento de todos os formulários descritos no edital e a carta de intenção.

Em seguida, é necessário anexar o e-mail do orientador, preparar um pré-projeto com até três laudas, e levar todo o material à sede da EGN, na Urca, nos dias úteis, das 9 às 16h. A inscrição também pode ser efetuada pelos Correios, valendo aquelas postadas até o último dia do prazo de inscrição. 

A seleção dos candidatos será feita por meio de prova discursiva, relativa ao conteúdo da bibliografia indicada nas normas da seleção. Este exame será aplicado no dia 23 de novembro. Em seguida, haverá prova de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), marcada para o dia 2 de dezembro. E, por fim, serão realizadas entrevistas sobre o pré-projeto de pesquisa e trajetória profissional, nos dias 9 e 10 de dezembro. O resultado final do concurso deve ser liberado em 11 de dezembro. As aulas devem começar em fevereiro de 2014, mesmo mês em que a Escola de Guerra Naval completará 100 anos.

Por: Tainara Silva - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações