Folha Dirigida Entrar Assine

Sargentos do Exército: professor orienta na preparação para provas


Quem procura estabilidade e ascensão nas Forças Armadas pode aproveitar a oportunidade do concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos do Exército. O processo seletivo não é fácil, por isso, aqueles que desejam ingressar nesta carreira já podem começar a preparação.

As inscrições ficam abertas até dia 8 de julho e as provas estão marcadas para dia 13 de outubro. Faltando quatro meses para o início do processo seletivo, o coordenador do pré-militar do Colégio-Curso Tamandaré de Nova Iguaçu, Thiago Almeida, recomenda que concurseiros mantenham sua rotina de estudos dentro e fora do curso preparatório.

“O ideal é fazer um curso preparatório para otimizar o tempo de estudo. No entanto, manter uma rotina diária de estudo fora do curso é igualmente determinante para a aprovação. Resolver muitas provas anteriores também é uma excelente maneira de conhecer as características da prova”, aconselha o coordenador.

A prova será composta de questões objetivas e uma redação. As disciplinas que compõe o exame são: Matemática, Português, História e Geografia do Brasil. AS especialidades de Música e Saúde, também cobram do candidato conhecimentos específico.

O coordenador do pré-militar Thiago Almeida, salienta a importância de estudar regularmente todo o conteúdo, dar atenção à redação e priorizar somente àquelas disciplinas em que há maiores dificuldades. “Todas as disciplinas que compõe a prova possuem o mesmo peso na média para classificação, portanto são igualmente relevantes. Fora isso, o candidato deve dar maior atenção aos conteúdos em que acredita ter mais dificuldade. Já as áreas de Música e Saúde, cuja parte específica tem um peso maior, também devem ser valorizadas na hora dos estudos.”

Todas as questões do exame intelectual, referente ao processo seletivo, abordam conteúdos do ensino médio. Ainda assim, sempre há uma disciplina que ocasiona maiores dúvidas nos candidatos. De acordo com Thiago Almeida, esse é um problema gerado no início da vida escolar. “A Matemática, em geral, é a disciplina em que os participantes apresentam maiores dificuldade, em função de conceitos e definições que não foram bem aprendidas nas séries iniciais, gerando assim uma grande dificuldade no aprendizado de conteúdos de ensino médio”, ressalta.

Ingressar na Escola de Sargentos e Armas é o sonho de milhares em todo o país. A remuneração inicial será de R$3.200 mensais, após curso de formação. Portanto, para concorrer a uma das 1.350 vagas ofertadas, os interessados devem seguir à risca uma dica do coordenador do pré-militar Thiago Almeida. “Para alcançar o sucesso, o candidato tem que conhecer os três “D’s”, que são: disciplina, dedicação e determinação. Esse conselho eu aprendi com uma pessoa que tem 30 anos de experiência no acompanhamento de alunos em concursos militares.”

Por: GISELLE BRITO - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações