Folha Dirigida Entrar Assine

Bolsas de estudos no exterior: saiba o que é preciso para conseguir


Para concorrer a bolsas de estudo em universidades no exterior é necessário estar atento a algumas exigências feitas pelos próprios programas que oferecem o serviço e também nos requisitos da instituição de ensino que pretende estudar. É importante informar que estar apto em algumas etapas para ter os requisitos para obter a bolsa geram custos.
 
Veja também
Bolsas de estudo: estudar no exterior é possível para todos

Bolsas de estudo: veja os testes de Inglês mais solicitados nas universidades do exterior

Bolsas gratuitas no exterior para estudantes do ensino médio

Intercâmbio: agilizar a documentação para o visto é fundamental

Intercâmbio: a importância de um planejamento estratégico

Intercâmbio: o caminho para uma melhor qualificação profissional


Uma das etapas dessas etapas, em que o estudante terá que recorrer a parte financeira, é para conseguir o certificado de teste de proficiência na língua inglesa. Ter habilidade no idioma é fundamental para conseguir o benefício.

Dentre alguns dos certificados mais usados pelas instituições estrangeiras, que ofertam bolsas, estão o IELTS acadêmico, Pearson PTE Academic, TOEFL iBT, Cambridge Inglês: Avançado (CEA) e Trinity ISE II (B2).

Outra etapa é correr atrás das cartas de recomendação, que são exigidas pelas instituições e contam muito no processo de seleção. Ao todo, são pedidas três cartas que deve discorrer sobre a capacidade acadêmica e pessoal do aluno: duas escritas por professores e uma escrita pelo coordenador do curso. É preciso contar histórias concretas em que o aluno fez a diferença na comunidade acadêmica e até mesmo na comunidade.

As instituições também exigem uma carta de apresentação acadêmica feita pelo próprio aluno. Nela, deve conter os motivos de participação no programa e o que o estudante sugere para transformá-lo. No documento é importante ressaltar as características da sua vida acadêmica e profissional.

Por fim, será necessário apresentar o histórico escolar traduzido. A tradução do documento pode ser feita em qualquer empresa habilitada para executar o serviço ou junto a tradutores filiados as instituições.

É importante lembrar que todos os documentos exigidos pelos programas de bolsas de estudos e pacotes nas universidades do exterior devem ser traduzidos por profissionais capacitados para o procedimento. O recomendado é fazer a tradução nas empresas especializadas no serviço.


Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações