Folha Dirigida Entrar Assine

Cerimônia marca lançamento do livro especial do Projeto Redação 2015


Em clima de festa e emoção, foi realizado o lançamento do livro "Horizonte de Esperanças", que reúne os melhores textos preparados para o Projeto Redação 2015, uma iniciativa da FOLHA DIRIGIDA, em parceria com escolas e redes de ensino, e que conta com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional.

O evento foi realizado na sede da Academia Brasileira de Filosofia, no Centro, na tarde desta quinta-feira, dia 26. O auditório da instituição ficou lotado com a presenta dos autores, pais, responsáveis e professores das escolas e redes de ensino participantes.

Representante da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a professora Catharina Vasconcellos Baptista destacou que o lançamento do livro foi um evento para reverenciar o talento dos alunos. "É uma emoção especial ver esses jovens e crianças, que são estudantes do Rio de Janeiro, independente da rede em que estudam, se destacando pelo talento e pelo protagonismo que tiveram", salientou Catharina Vasconcellos.

Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, o professor João Ricardo Moderno lembrou que alguns dos maiores pensadores da história, como Albert Einstein, já destacavam o quanto é importante incentivar a reflexão crítica, inclusive, na infância.

"As crianças pensam muito mais do que nós adultos imaginamos. Por estarem em um estágio em que a capacidade de raciocinar está em desenvolvimento e por terem uma imaginação muito fértil, a criança tem uma sabedoria nata e uma percepção filosófica do mundo", destacou Moderno, que é também professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O Projeto Redação está em sua 15ª edição. As escolas e redes de ensino que aderem ao projeto realizam concursos internos de redação entre seus estudantes. Os temas, gêneros textuais e turmas envolvidas são determinados pela própria instituição ou rede escolar.

Cada instituição também seleciona um conjunto de textos que são publicados em um livro e até três trabalhos para comporem a coletânea especial do projeto, que, no caso da edição deste ano, foi o livro "Horizonte de Esperanças".

Ao longo de 15 edições, o Projeto Redação já envolveu mais de dois milhões de participantes, de centenas de escolas públicas e privadas. Na edição de 2015, foram editados nove títulos, com 7.200 exemplares de livros. Já ocorreram também várias festas de lançamento e sessões de autógrafos pelas instituições de ensino participantes.

Diretor-presidente do Grupo Folha Dirigida, o jornalista Adolfo Martins agradeceu a Academia Brasileira de Filosofia, por abrigar a festa de lançamento e salientou a importância de os jovens autores continuarem se dedicando à escrita e à leitura. "Este projeto completa 15 anos. É um projeto adolescente, próximo de alcançar a maioridade e, sobretudo, enraizado no propósito de buscar parcerias com educadores, mobilizar os pais e ter essa juventude consciente sobre a importância que o ato de escrever pode ter para suas vidas", salientou o jornalista em seu discurso.
 
Lista dos autores do livro "Horizonte de Esperanças"
 
Colégio e Curso Aplicação
Gabriela Tavares Luchessi
Rafael Rascão Assis
Vinicius de Moura Silva Gonçalves

Colégio e Curso Desafio
Júlia Fátima Alves da Nóbrega
Laís Rodrigues Dutra
Vitor Luiz Victalino Galves

Instituto Gay Lussac
Capa/ ilustraçao: Ana Luiza Araujo Cerqueira
Clara Rodrigues Sampaio
Daniel Devisate Lopes
Nicole Beck Grehs Silva Maria

Colégio Martins
Carla Giovanna Moraes de Souza - Seção Vila Isabel
Maria Eduarda Silveira de Magalhães Leite Fonseca - Seção Méier

Colégio Miguel Couto
Maria Clara Oliveira Durante - 8º ano
Rayssa Silva Machado - 9º ano
Júlia Lourenço Simões - 9º ano
Carolina Ribeiro Zettermann - 3ª série
Helga Stelling Matera - 1ª série
Gabrielle Marçal - 3ª série

Colégio Realengo
Luana Pereira Antunes
Maria Eduarda Arguello Pessoa
Rayanne Elisabete da Silva Diogo

Secretaria Municipal de Educação de Maricá
Cleydiane Araujo Pinheiro
Estefani da Silva Rangel
João Pedro Mendonça

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com os alunos:
Cassiane Nunes
Julia Clara de Oliveira Carvalho
Júlia Mirella Bonsanto da Silva
Larissa Silva Suzart Varjão
Leonardo Maia de Oliveira Ribeiro
Leonardo Palheira Cabral
Letícia Maria de Oliveira Mafra
Márcia de Amorim Silva
Maria de Fátima Santos de Lima
Rayssa Moraes da Silva
Ruth Pereira dos Santos Nascimento
Tony Silva do Vale
Vanessa de Freitas Silva

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações