Folha Dirigida Entrar Assine

Coluna Pastoral da Educação aborda pensamentos do Papa Francisco


Somos a Regional Leste 1 da CNBB, que congrega todas as Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói. Hoje a Pastoral da Educação de Itaguaí divulga suas atividades e trecho do último documento do Papa liberado recentemente.

Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (A Alegria do Amor) do Santo Padre Francisco

Pela importância do documento, antes de apresentarmos as atividades da Pastoral da Educação da Diocese de Itaguaí, transcrevemos pequeno trecho: Capítulo VIII - ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR A FRAGILIDADE - A lógica da misericórdia pastoral [307-312] 246 - “... Hoje, mais importante do que uma pastoral dos falimentos é o esforço pastoral para consolidar os matrimônios e assim evitar as rupturas. Todavia, da nossa consciência do peso das circunstâncias atenuantes - psicológicas, históricas e mesmo biológicas - conclui-se que, “sem diminuir o valor do ideal evangélico, é preciso acompanhar, com misericórdia e paciência, as possíveis etapas de crescimento das pessoas, que se vão construindo dia após dia”, dando lugar à “misericórdia do Senhor que nos incentiva a praticar o bem possível”. “Compreendo aqueles que preferem uma pastoral mais rígida, que não dê lugar à confusão alguma; mas creio sinceramente que Jesus Cristo quer uma Igreja atenta ao bem que o Espírito derrama no meio da fragilidade...”

A Pastoral da Educação da Diocese de Itaguaí, sob a Assessoria Eclesiástica do Pe. José Eduardo Moura Lima, a Bênção de Dom José Ubiratan e coordenação da Profª Joana Darc Venancio, realiza atividades conforme o projeto da Pastoral da Educação: cursos, seminários, e colaboração nos eventos da Diocese. Educar evangelizando e evangelizar educando. Para o educador cristão, a ação pastoral tem dimensão educativa e a educação tem dimensão pastoral. O processo educativo é, ao mesmo tempo, uma dimensão e um setor da Pastoral. Há pessoas, grupos e instituições que, por vocação e opção, evangelizam educando. Um professor evangeliza educando. Uma instituição educacional católica evangeliza educando. Um grupo de teatro, de educação de jovens e adultos evangeliza educando.

A pastoral da educação tem a presença e a ação da Igreja, proclamando e construindo o Reino de Deus, no e através do mundo da educação. Esta caminhada é impossível de ser avaliada sem a compreensão da missão do laicato na Igreja. O leigo tem presença na Igreja por causa de seu batismo e dos dons e carismas que recebe por graça do Espírito Santo. Os leigos têm uma faixa própria de atuação que não é muito ocupada quer por exclusão quer por acomodação.

O leigo atua, não porque não há sacerdotes, pois mesmo que houvesse milhões deles, o espaço dos leigos continuaria aberto. Igualmente não é concebível a Igreja sem ministros ordenados. O Concílio Vaticano II diz que “eles vivem no século, isto é, envolvidos em toda e cada uma das ocupações e dos negócios do mundo e nas condições ordinárias da vida familiar e social, das quais sua existência é como que tecida. Aí são chamados por Deus para contribuir, a partir de dentro, como fermento, para a santificação do mundo mediante o exercício de sua função própria e sob a guia do espírito evangélico e, desta forma, a tomar Cristo visível aos demais, principalmente com o testemunho de sua vida e com o fulgor da fé, da esperança e da caridade” (LG 31).

Por esta razão, este ano, a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) refletiu sobe o papel do Leigo. O evento ocorreu de 6 de abril até 15 de abril, com cerca de 320 bispos. Próxima atividade da Pastoral da Educação: SEMINÁRIO: SOBRE A EDUCAÇÃO CRISTÃ : OS JUSTOS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO E DA INSTRUÇAO - “GRAVISSIMUM EDUCATIONIS” - 30 DE ABRIL de 8h30min às 17h com almoço no local. CATEDRAL SÃO FRANCISCO XAVIER, Rua Coronel Freitas, 45 em itaguaí - rj . informações: (21) 993023794 - Sejam bem-vindos!

* O leitor poderá obter a íntegra deste documento em Português (272 páginas) através do link: http://w2.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia_po.pdf.

Produção: Professor Paulo Sampaio - Colaboração: Professora Vandeia Ramos e Professora Joana Darc Venancio - Revisão: Professor Sergio Maia.

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações