Entrar Assine

Curso de pós proporciona evolução na carreira docente


Não é por acaso que milhares de professores, em todo o país, têm o objetivo de fazer uma pós-graduação. Um curso de especialização, mestrado ou doutorado não apenas amplia as oportunidades profissionais, mas, sobretudo, permite maior qualificação para colocar em prática estratégias eficientes de aprendizagem.

A professora Carla Cristina Oliveira conta que ao observar o aumento do número de crianças com dificuldades no aprendizado, sentiu a necessidade de mais conhecimentos e técnicas para auxiliá-las. Por isso, optou por começar uma pós. Para a estudante, o curso contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.

“Além de enriquecer o currículo, posso intervir de maneira mais ativa no processo de ensino aprendizagem, bem como na inclusão dos alunos com deficiências e transtornos de aprendizagem. Como professora, acredito na afetividade e no acesso às potencialidades do indivíduo como fatores necessários a aprendizagem significativa.”

Veja também
Pós-graduação para enfrentar a crise
Pós-graduação também é meio de criar network

Quando iniciou a carreira acadêmica na Estácio como coordenador do curso de Turismo, Victor Lamas já tinha realizado uma primeira pós-graduação na área de Gestão. De acordo com ele, a especialização possibilitou importante networking para vários de seus projetos na área de educação, consultorias e prestação de serviços.

“Como estava atuando como coordenador pedagógico de uma graduação, percebi a necessidade de me especializar na área de educação, pois liderava uma equipe de 28 docentes especialistas, mestres e doutores sem conhecer profundamente sobre métodos e técnicas de ensino, fundamentos da educação, projeto político pedagógico entre tantos outras temáticas recorrentes da área de educação”, explica.

Pós-graduação proporciona formação continuada
 
Com um mestrado, Victor Lammas diz que está em um momento de demandas de viagens profissionais, o que o levou a optar por concluir mais uma especialização. “No lugar de tentar conciliar trabalho e doutorado, termino um MBA em Administração Estratégica de Pessoas, na modalidade online. Estou adorando a flexibilidade que ele me proporciona para continuar investindo no meu aperfeiçoamento acadêmico e profissional.”

Na visão da coordenadora do curso de Psicopedagogia da Unigranrio, Daniela Celeste Contim, tende a ser cada vez mais comum profissionais que, mesmo com uma pós-graduação, busquem outros cursos deste tipo. Ela acredita que o mercado de trabalho está em constante mudança e, por isso, justifica-se a perspectiva de buscar atualização e novos conhecimentos.

“A formação continuada é uma realidade na vida do docente que visa preencher as lacunas que a prática profissional traz após a conclusão da graduação”, destaca a especialista, ao falar sobre importância de professores buscarem fazer uma pós-graduação, seja de especialização, mestrado ou doutorado.

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações