Folha Dirigida Entrar Assine

Em greve, professores de Caxias realizam protesto nesta quinta-feira, 31


De "braços cruzados" desde a última quarta-feira, 23, os professores da rede municipal de Duque de Caxias continuam em greve por tempo indeterminado. Está prevista para esta quinta, 31, às 9h, uma assembleia junto com um ato público, no bairro de Jardim Primavera, com a participação de diversos profissionais da educação da Baixada Fluminense.

Uma das principais reivindicações dos grevistas diz respeito às questões de infraestrutura. Segundo a categoria, várias escolas do município encontram-se em situação precária. De acordo com um dos diretores do sindicato dos professores da região, Marcos Lord, existem unidades com rachaduras, sem quadra e mobiliário adequado. "Inclusive, há escolas fechadas, por causa da estrutura. Quando chove, por exemplo, as aulas chegam a ser canceladas porque não há como manter o funcionamento."

Segundo Marcos Lord, uma escola recém-inaugurada está com problemas de energia elétrica. "O local acabou de receber um laudo da Light de que só poderá realizar o reparo no dia 18 de abril. Em teoria, a escola não tem condições para funcionar nesse período. Entendemos que a educação de qualidade passa por uma estrutura aonde a criança possa se sentir tranquila e segura para estudar."

O sindicato dos professores também reclama do quadro reduzido de funcionários na maior parte das escolas da rede, como a falta de pessoal de apoio, orientadoras educacionais e pedagógicas. "Os professores do último concurso ainda não foram convocados. Há turmas que ainda não tiveram um dia de aula esse ano", disse Marcos Lord, acrescentando outra situação vivenciada. "As escolas da educação infantil não receberam sequer papel ofício suficiente para desenvolverem trabalhos."

O sindicato luta, ainda, por reajuste salarial de 20% como forma de repor as perdas salariais e inflacionárias do período. Segundo Marcos Lord, o vencimento base do docente da rede municipal de Caxias está em torno de R$2.147. "Fizemos a solicitação da incorporação imediata do Fundeb, e aguardamos a contraproposta da prefeitura."
 
Veja também
 
 

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações