Entrar Assine

Empresa investe em cursos online gratuitos


Líder mundial na fabricação de tubos e conexões premium para o mercado de Óleo e Gás, a Tenaris tem buscado ampliar seu investimento em cursos online gratuitos, inclusive no Brasil. Por meio de sua universidade corporativa, a TenarisUniversity, a companhia já engajou mais de 40 mil alunos em 136 países.
 
A qualificação é oferecida por meio dos chamados Massive Open Online Course (MOOCs), pelos quais a empresa busca difundir conhecimentos e orientações àqueles que pretendem se destacar na área de atuação da empresa. Através da plataforma EdX, utilizada por instituições como Harvard e MIT, a TenarisUniversity lançou, em dois anos, quatro cursos online. A taxa de conclusão das aulas é de 25%, considerada alta para a média da plataforma (5%).
 
"Além de assistir a aulas de qualidade de forma rápida e gratuita, os alunos dos MOOCs têm a oportunidade de interagir entre si e com especialistas de cada área, através dos seminários globais gerados com os cursos. É um investimento em conhecimento e em networking”, destaca a diretora de RH da Tenaris no Brasil, Ivani Silveira."
 
Os cursos no formato MOOC têm como principal objetivo permitir a aplicação rápida e objetiva do conhecimento. Até por isso, não costumam ter duração muito longa. O período varia de acordo com o assunto abordado e a proposta da instituição que disponibiliza as aulas. Os oferecidos pela Tenaris variam entre 2 e 6 semanas, são gratuitos e as aulas em Inglês. O aluno paga apenas para ter o diploma, se quiser.
 
Como desdobramento da oferta dos MOOCs, a TenarisUniversity também tem investido nos chamados small private online courses (SPOCs), que são cursos de curta duração, voltados apenas para clientes e grupos de funcionários. A universidade corporativa da empresa já tem oito programas nesse formato, com mais de 500 inscritos, de 26 países. A modalidade também é gratuita e tem taxa de conclusão ainda mais eficiente: 80% dos inscritos terminam o curso.
 
 
Entre as vantagens dos cursos nas modalidades MOOCs e SPOCs estão a disseminação de conhecimento técnico para qualquer pessoa e em qualquer lugar, a redução de custos com treinamentos presenciais globais, a otimização do tempo e do aprendizado através de metodologias inovadoras e eficazes e a possibilidade de alcançar um público grande e abrangente. 

Por: Diego Da - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações