Folha Dirigida Entrar Assine

Estudante brasileiro é bronze em olimpíada de Matemática


O estudante Rafael Filipe dos Santos, de 17 anos, foi o único representante carioca na 56ª Olimpíada Internacional de Matemática. O jovem, aluno do colégio Ponto de Ensino (Pensi), unidade Tijuca, conquistou a medalha de bronze. Realizada durante o mês de julho e a cada ano em um país, a competição envolve estudantes de até 19 anos que não tenham ingressado na universidade. Este ano, a Olimpíada, a mais importante e prestigiada de todas as competições internacionais científicas, ocorreu em Chiang Mai, na Tailândia.

Ele contou que acreditava ter poucas chances de ingressar na equipe brasileira, mas os preparativos iniciados há três anos para a Olimpíada Internacional surtiram efeito. "Tive que focar mesmo. Estudar muito, abrir mão de lazer e diversão, porém, gabaritei todas as provas e consegui ir pra disputa na Tailândia", contou o rapaz.

Segundo o vice-líder da equipe brasileira, Carlos Shine, a prova deste ano não foi fácil. Ao contrário, foi considerada por participantes de outros países como a mais difícil. "Contudo, o time brasileiro teve um bom resultado, conseguindo vencer equipes tradicionais como a da Bulgária e a da Alemanha, que foi deixada para trás por 7 pontos." Após o período de competições, a organização proporcionou a turma passeios de elefante, aulas de Muay Thai e palestras com celebridades da Matemática. Ao todo estiveram presentes 577 estudantes de 104 países. A Olimpíada de Matemática de 2016 será realizada em Hong Kong.

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações