Folha Dirigida Entrar Assine

IFRJ: 461 vagas em cursos técnicos. Inscrições abertas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) está com inscrições abertas em concursos para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio. Ao todo, são ofertadas 461 vagas distribuídas em dois processos seletivos.

O primeiro edital é para o preenchimento de vagas nos cursos de Informática para Internet (36), Meio Ambiente (36), Petróleo e Gás (32), Plásticos (32), Administração (35), Segurança do Trabalho (137), Guia de Turismo (35), Eletrotécnica (36), Química (30) e Metrologia (36).

Já o segundo edital é destinado a pessoas com deficiência visual ou surdocegueira com o ensino médio concluído para o curso de técnico em Massoterapia (16), no Instituto Benjamin Constant, localizado no bairro da Urca. As inscrições para este processo seletivo devem ser feitas de forma presencial, no local onde será realizado o curso, até 17 de junho.

No caso da seleção para Massoterapia, será necessário aguardar a confirmação da inscrição que será divulgada no dia 21 do mesmo mês. A prova está prevista para o dia 2 de julho. Na ocasião, os candidatos responderão 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Ciências Naturais, Físicas e Biológicas. O resultado das avaliações será divulgado no dia 7 de julho e as matrículas estão previstas para os dias 13 e 14 do mesmo mês.

Para os outros cursos técnicos concomitantes, o procedimento de inscrição também deve ser realizado até o dia 17 de junho, no entanto deve ser feito por meio do site da IFRJ. Será necessário preencher o formulário e responder o questionário socioeconômico. Por fim, o candidato deve imprimir o boleto no valor de R$50. A taxa pode ser paga até 20 de junho e a prova objetiva está marcada para 3 de julho.

É preciso atenção nos requisitos de escolaridade neste processo seletivo. Os cursos de Química, Segurança do Trabalho e Metrologia exigem o ensino médio completo. As oportunidades são para os campi de Resende, Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Paulo de Frontin, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nilo Peçanha-Pinheiral e Volta Redonda.

Já para os cursos de Informática para Internet, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Plásticos, Administração, Segurança do Trabalho, Guia de Turismo e Eletrotécnica é necessário ter como escolaridade mínima a segunda série do ensino médio.

Do total das vagas, metade destina-se à ampla concorrência e a outra metade para a reserva de vagas. Somente estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública podem concorrer pela cota. Das vagas reservadas, 50% vão para alunos cuja renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a outra metade para os que encontram-se em patamar superior a esse. Em cada grupo de renda, metade das vagas vai para autodeclarados negros, pardos e indígenas.

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações