Folha Dirigida Entrar Assine

Liceu promove dicas de culinária saudável e lúdica para os alunos


Não é novidade o quadro assustador da obesidade infantil no mundo e no Brasil. Conscientes do problema, o Liceu Franco Brasileiro, colégio localizado em Laranjeiras, propõe prazerosas atividades de culinária na grade curricular.A "Cozinha do Franco" funciona assim: uma vez por mês, crianças de dois a dez anos vão para a cozinha e têm um contato real com o preparo de alimentos saudáveis. Ani Vaz, coordenadora da escola, explica que os alunos recebem informações sobre alimentação de forma lúdica. "A meta é fazê-los entender que um cardápio saudável pode estar associado a sensações de prazer."

Bernardo Ferreira, sete anos, aprendeu, por exemplo, que frutas como laranja e acerola aumentam o sistema imunológico. O menino contou sua descoberta. "Sei que beber suco de laranja ou acerola não deixa a gente ficar gripado. Então, tem que tomar para não ficar doente", falou Bernardo, que ajudou os pais a trocarem de hábito e perder 10 kg.

A nutricionista do Liceu, Luciana Pereira, acredita na colaboração dos pais na formação saudável dos filhos. Este ano, o projeto acrescentou ao ensino, receitas de alimentos sem glúten e lactose. Porém, nada de radicalidade na cozinha. Os amados doces, como o bolo de chocolate, dentro desses moldes, também tem espaço. "Permitir o consumo de doce é algo que atrai, principalmente as crianças. Mostramos a possibilidade de receitas nutritivas e deliciosas, sem tornar-se inimigo do peso e da saúde", explicou.
 

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações