Folha Dirigida Entrar Assine

Magistério: 105 mil vagas para qualificação


Os professores efetivos da rede pública que não atuam na sua área de formação podem se inscrever até 5 de maio na Rede Universidade do Professor. A nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo reduzir o número de docentes que lecionam matérias nas quais não possuem formação adequada.

Ao todo, são ofertadas 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016. Deste total, 24 mil são em cursos presenciais nas instituições federais de ensino. As 81 mil restantes destinam-se a modalidade de educação a distância, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os interessados devem acessar a Plataforma Freire e optar por qual modalidade desejam concorrer.

As oportunidades são reservadas para docentes atuantes das disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Português, Ciências, História e Geografia. Após a inscrição, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos professores. O resultado será divulgado até 30 de junho.

Além das vagas pela UAB, os docentes terão oportunidade de escolher pelo Plano Nacional de Formação de Professores. O chamado de Pafor Presencial oferecerá, no período das férias escolares, cursos intensivos para quem atua na educação básica das escolas públicas. As vagas serão para o primeiro semestre de 2017. O calendário com a montagem das turmas será divulgado em breve.

O anúncio foi realizado na última quinta, 28, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Com base nos dados do Censo da Educação Básica 2015, o MEC identificou entre os 709.546 professores que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e médio, 374.829 que não possuem formação complementar superior. Eles representam docentes que não possuem licenciatura nas disciplinas que aplicam ou sem o grau de bacharel.

Para o ministro Aloizio Mercadante, sem essa formação não há melhoria da qualidade da educação. "O que mais vai motivar é se a carreira docente valorizar esta formação específica. Este é o ponto mais estratégico para melhorar a qualidade da educação."

Serviço
freire.capes.gov.br

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações