Folha Dirigida Entrar Assine

No Sistema MV1 Total, balanço positivo do Projeto Redação


O Projeto Redação movimenta, todos os anos, estudantes de diversas escolas que buscam um único objetivo: ser coautor de um livro. A premiação mobiliza pais, estudantes e professores. No Sistema MV1 Total não foi diferente. Em 2011, a instituição retomou a participação no concurso como forma de estimular os alunos.

"Esse incentivo à leitura contribui muito para a formação dos estudantes. No ano passado, trabalhamos com o tema 'Leitura: passaporte para o conhecimento'. Essa escolha veio de algumas mudanças acadêmicas que fizemos na escola para o incentivo à leitura. Entre essas mudanças, está o Projeto Redação", disse Telma Regina Xavier, coordenadora de planejamento do ensino fundamental II e do ensino médio.

As atividades do Projeto Redação são desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo nas escolas. Os estudantes pesquisam a respeito do tema, discutem com os colegas e escrevem seus textos. Ao final do projeto, os alunos premiados têm a oportunidade de participar de uma noite de autógrafos com amigos e familiares.

"Só de os alunos verem seus nomes publicados em um livro criado por eles mesmos, já é um grande estímulo. Os pais se empolgam ainda mais com a conquista, passam a colaborar e a incentivar os estudantes a lerem", disse a coordenadora Telma Regina Xavier, que acredita que a participação dos estudantes será maior em 2012.

Para que esse aumento na participação seja possível, é importante a escolha de um bom tema. Em 2012, os alunos do Sistema MV1 Total escreverão sobre "Energia renovável: Tecnologia e sustentabilidade que garantem gerações futuras". Segundo a coordenadora Telma Regina Xavier, a expectativa é que o Projeto Redação seja inserido definitivamente no programa pedagógico da escola.

"Nós estamos começando a formar na escola a cultura de participação no concurso. Mas, considerando a primeira edição, a participação dos alunos foi muito boa. Os estudantes se empenharam, mas nós querermos que esse ano a participação seja ainda maior", afirmou.

Por: Daiane Possimoser - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações