Entrar Assine

O smartphone como um aliado da Educação


Quase metade dos brasileiros usa a internet regularmente, o que equivale a mais de 100 milhões de pessoas. Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, que também trouxe à tona o tempo médio que essas pessoas permanecem conectadas: quatro horas e cinquenta e nove minutos por dia durante a semana, e quatro horas e vinte e quatro minutos nos fins de semana —  mais do que a média de exposição à TV.
 
Se você é estudante e está dentro desses milhões de conectados, deve enfrentar todos os dias o desafio de manter a concentração nos estudos ao navegar pela internet. Se vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio então, nem se fala. 
 
Milhões de estudantes na concorrência e você aí, se distraindo no celular.
 
Mas e se fosse possível unir as duas coisas? O Mobonus é um aplicativo interativo criado pela Mobocity, que bonifica seus usuários por meio de pontos. Lançado em abril de 2016, já conta com mais de 500 mil downloads no Brasil. 
 
“Os usuários podem ganhar bônus de celular simplesmente visualizando os anúncios que são exibidos em sua tela. É, atualmente, o maior aplicativo para quem quer ganhar bônus para celular e fazer ligações, enviar SMS e navegar na internet de graça”, disse a diretora geral da Mobocity, Talita Lombardi.
 
Recentemente, a plataforma passou a disponibilizar conteúdo para quem está se preparando para o Enem, vestibulares e concursos. A marca identificou um grande público estudantil e desenvolveu uma forma de atrair e ajudar esse tipo de usuário. 
 
“Nosso pensamento foi: E se transformarmos o tempo que ele passa no celular e no aplicativo em tempo útil para os estudos? Disponibilizar materiais educacionais é uma forma de transformar o tempo que eles passam no celular em aprendizado”, explicou Tatiana.
 
O conteúdo é replicado de grandes portais de educação, como Guia do Estudante, Brasil Escola e InfoEscola, além de questões de provas anteriores. 
 
A desenvolvedora faz um levantamento dos temas que mais caem no Enem, escolhe diariamente um conteúdo sobre uma disciplina diferente e disponibiliza no Mobonus. Há temas de Atualidades e que estão em alta, e também assuntos mais técnicos de Exatas, como fórmulas que devem ser memorizadas pelos estudantes.
 
Para cada ação efetuada no aplicativo — visualizar anúncios publicitários, realizar downloads de aplicativos sugeridos, ler notícias e conteúdo exclusivos — é concedida uma bonificação. 
 
Os usuários de planos pré-pago e controle acumulam pontos (de 2 a 100 por cada ação) que podem ser trocados por bônus de celular, utilizados para fazer ligações, enviar SMS e navegar na internet. Os mais assíduos conseguem resgatar prêmios em apenas dois dias, conquistando até R$30 em bônus no período de um mês.
 
Disponível apenas no sistema operacional Android, o Mobonus já registra cerca de 4 mil acessos diários e um bom tempo de permanência, segundo a diretora da Mobocity.
 
 “Sabemos que as escolas e instituições de ensino têm buscado formas de tornar o smartphone um aliado à Educação e acreditamos que o Mobonus pode ajudar nesse processo.”
 
João Vitor Araujo Pessoa, 19 anos, já cursa a faculdade, mas este ano vai prestar o Enem e vestibular para mudar de instituição. 
 
Com uma rotina de estudos corrida, ele adotou o Mobonus para ter acesso a um material diferente, que o ajude a relembrar temas importantes para as provas. 
 
“É uma maneira que encontrei de aproveitar um pequeno tempo livre para revisar alguma matéria. O bom é que cada dia é uma disciplina diferente. Além disso consigo acumular pontos e trocar por bônus para meu celular. Acredito que vai me ajudar bastante até o final do ano e vai melhorar meu desempenho.”

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações