Folha Dirigida Entrar Assine

OAB: Em Ética Profissional, professor recomenda estudo em todas as fases da preparação


Estudar Ética Profissional no início, no meio e no fim de toda a sua preparação para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil: essa é a dica do professor Alvaro de Azevedo, coordenador de OAB do curso Forum. A matéria, que é mais importante e de maior incidência na primeira fase, é a mais curta. Ética Profissional é composta de três pequenos diplomas legais: Código de Ética e Disciplina, o Estatuto da OAB e o Regulamento Geral da Ordem.

Com uma cobrança de, em média, dez questões das 80 aplicadas, a parte de Ética Profissional requer um cuidado especial, principalmente em relação à forma como realizar o estudo, na opinião do professor Alvaro de Azevedo. "Sugiro, no começo, uma leitura ampla, abrangente, estruturada, organizada e atenta. Já no meio do caminho, uma cotidiana, habitual, tranquila e fixadora de conteúdos. E ao final, uma garantidora de pontuação."

Dentro desses regramentos administrativos, o professor recomenda um olhar atento ao Estatuto da OAB, em virtude do que a banca espera de um advogado: verificar se ele sabe quais são seus direitos, o que ele não pode fazer e quando não existe a possibilidade de advogar. Exatamente por isso, Alvaro salienta três capítulos de grande relevância. "O mais importante é o segundo, Direitos dos Advogados. Em seguida, o sétimo, Incompatibilidade  no impedimento, seguido das infrações."

O coordenador destacou, ainda, a aplicação especial de três artigos, no qual o aluno precisa se debruçar, a fim de ter base sobre os fundamentos: artigo 7º, 28º e 34º. "No artigo 34, por exemplo, tem todas as hipóteses de infração disciplinar, onde você pode fazer interpretação ao contrário em algumas questões."

Para uma boa rotina de estudos, Alvaro indica dedicar 10 ou 20% do tempo disponível à disciplina. E dá um exemplo: caso o examinando tenha duas horas livres, consegue ler duas vezes o artigo sétimo. "No dia seguinte, mais duas horas, mais 12 minutos, eu leio duas vezes só 28 e o 34. No outro dia, mais 12 minutos, eu leio o sétimo, o 28 e o 34. Se o foco for de 10%, ele está minimamente acertando", finalizou o coordenador.

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações