Folha Dirigida Entrar Assine

Olimpíada de Matemática recebe inscrições


Até o dia 31 de maio, escolas da rede pública e privada de todo o Brasil podem inscrever alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio na 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática 2016. Para participar, será preciso acessar o site da OBM e indicar o nome de um  professor como coordenador responsável.

São três níveis de escolaridade permitidos: no nível 1, concorrem estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental; no segundo, alunos do 8º e 9º anos. O terceiro nível é dedicado aos estudantes do ensino médio. A Olimpíada Brasileira também abrange o ensino superior, voltado para a graduação. Neste caso, o período de inscrições segue até 2 de setembro.

A OBM tem três fases, com as duas primeiras classificatórias e a terceira, definidora das premiações. Prevista para ocorrer no dia 17 de junho, a primeira etapa é destinada aos três primeiros níveis. A segunda etapa será no dia 16 de setembro, também para os níveis 1, 2 e 3. Nos dias 22 e 23 de outubro ocorre a terceira etapa.

As provas das duas primeiras fases será realizada nas próprias escolas. Já as da terceira fase ocorrem em locais a serem definidos pela organização da Olimpíadas. Os estudantes universitários farão uma primeira prova no dia 16 de setembro. Quem se classificar participa da segunda fase, com dois dias de provas, 22 e 23 de outubro.

Com o intuito de ajudar os estudantes e professores na preparação, a OBM disponibiliza no site material de estudo gratuito como a revista Eureka!, além de vídeos com aulas preparatórias. A divulgação dos resultados da OBM 2016 ocorrerá em dezembro. Entre os prêmios, medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa.

Criada em 1979, a competição tem como objetivo detectar talentos, contribuir para a melhoria do ensino da disciplina no país, e selecionar alunos que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais. Os medalhistas serão convidados a participar da 20ª semana Olímpica, em janeiro de 2017.

Serviço
www.obm.org.br

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações