Folha Dirigida Entrar Assine

Presidente da UNE cobra maior transparência em relação ao Fies


Para Carina Vitral, a nova presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), dentre tantos assuntos pertinentes e necessários a serem discutidos sobre a educação no país, o sistema de cotas requer maior atenção. A jovem, de 26 anos, e estudante de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), defende uma política maior de assistência estudantil, em virtude das novas formações das universidades brasileiras. Por isso, a luta por mais direitos dos estudantes cotistas, sobretudo do interior e de instituições privadas, que não têm condições de se manter, tende a ser um dos temas prioritários de sua gestão à frente da União.

Outro assunto em torno do qual a UNE deve se mobilizar, segundo sua nova presidente, é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que com o ajuste fiscal, sofreu redução nas vagas disponibilizadas. Além disso, mudanças foram criadas, como a exigência de ter obtido, no mínimo, 450 pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo Carina, as transformações no programa foram abruptas, e o desejo é uma reformulação completa do Fundo, com uma mesa de negociação maior, transparência na oferta de vagas e maior prioridade nos estados do Norte e Nordeste. Também está na pauta da entidade estudantil, o acesso às informações de quais universidades serão inscritas e a concorrência, para que, mais uma vez, os candidatos de baixa renda possam ter oportunidade, já que, para Carina, são os mais prejudicados.

Eleita no dia 7 de junho, em Goiânia, no 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, a representante da chapa "O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”, recebeu 2.367 votos, do total de 4.071. Natural de Santos, Carina tem um histórico de lutas: integrou a diretoria da União Nacional dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), nos últimos dois anos, e participou da conquista do passe livre estudantil nos transportes do Estado. Esta é a primeira vez que a UNE tem duas presidentes consecutivas. Na vice-presidência, assume o cargo, Moara Correa Saboia, 25 anos e estudante de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações