Entrar Assine

Professor propõe novos fundamentos para a Matemática


O  professor Astyages Brasil, autor do livro “O Novo Modelo Matemático (publicado em 2007), está em fase de produção de uma nova obra. Nela, o escritor e matemático pretende propor o que chama de “Álgebra do Século XXI”, provável título do novo livro.

A obra, segundo o professor, será baseada na correção do que ele considera ser um erro estrutural da Matemática ensinada nos dias de hoje: a premissa de que o quadrado de números negativos gera, como resultado, números positivos. Segundo ele, esse conceito compromete boa parte do que é ensinado atualmente.

“A álgebra está baseada em falsos fundamentos. Erros existentes propagam-se para outros ramos da Matemática, de forma que é necessária uma reformulação capaz de conduzir a um novo modelo matemático que não tenha os erros e contradições do modelo atual”, defendeu o professor.

Pela álgebra atual, o produto de dois números negativos gera um número positivo. Por isso, a elevação ao quadrado (que significa a multiplicação de um número por ele próprio) também é positivo. Isto, na opinião do professor, gera situações que ele classifica como “bizarras.”

“Suponha que tenhamos dois números: menos 5 e 3. Pela matemática atual, o quadrado de menos cinco é 25 enquanto o quadrado de 3 é 9. Como pode um número menor que outro ter um quadrado maior?”, questionou.

Professor busca patrocínio para editar obra que traz novos fundamentos


Para o professor, se a Matemática está correta, ela pode perfeitamente ser utilizada na vida prática. Ele cita o caso de assuntos como juros, porcentagem, regra de três, entre outros, que, como não envolvem cálculos com números negativos, quando associados a situações do dia a dia, não geram contradições. Mas, para o professor, se ao trabalhar uma situação do cotidiano, a Matemática gera um resultado absurdo, seus fundamentos devem ser questionados.

“Suponha que sou dono de um banco e digo aos meus clientes que tenham bastante dinheiro na conta porque, no Natal, vou pegar 10% do saldo de cada conta, elevar ao quadrado e creditar para eles. Quem tiver mais dinheiro, vai ganhar mais. Mas, chega o Natal e um cliente estava devendo 10 mil ao banco. Então, 10% de menos 10 mil é menos 1 mil. Só que, na Matemática atual, menos 1 mil ao quadrado é 1 milhão. Agora, eu pergunto: o dono do banco vai colocar 1 milhão na conta do cliente que está devendo para ele?”

Para editar sua nova obra, o professor Astyages Brasil está em busca de patrocínio. Segundo ele, seriam necessários recursos, principalmente, para contratar um digitador, para a edição e impressão da obra e para que ele possa dedicar-se exclusivamente à produção dos volumes da obra (até agora, há material para um).

“Preciso de uma entidade que me patrocine. Depois, eu até devolvo o dinheiro. Até porque o que estou propondo tem repercussão mundial. Isto registrado, em qualquer lugar do mundo, qualquer pessoa que produzir um livro usando o que eu escrevi terá que me pagar direitos autorais durante 20 anos. Então, é um projeto que, se bem administrado, vai gerar muito dinheiro.”

Por: Larica Santos - [email protected]
Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida
OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações